Decorreu na tarde de hoje, dia 10 de julho, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Gouveia, a assinatura dos protocolos a celebrar com os taxistas que aderiram ao programa de implementação do serviço público de transporte flexível de passageiros – “Mobiflex.BSE”.
A sessão contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, também na qualidade de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBSE, Dr. Luís Tadeu Marques, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres e Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBSE, do Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Prof. Jorge Ferreira, do Senhor Vereador, Dr. José Nuno Santos, dos representantes das três empresas que aderiram ao serviço e dos colaboradores da autarquia que operam a plataforma de transporte a pedido.
O referido serviço será disponibilizado, em todo o concelho de Gouveia, a partir do dia 15 de julho e garante responder de forma mais adequada e eficaz às necessidades dos utilizadores.
Este projeto foi desenvolvido pelo Município em articulação com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), com o principal objetivo de colmatar a reduzida oferta regular de transportes públicos nas várias freguesias do concelho e melhorar a mobilidade e a acessibilidade das pessoas, nomeadamente as mais idosas.
Esta ligação entre as povoações e a sede de concelho será efetuada através de três circuitos definidos a título provisório e experimental e de duração limitada pelo prazo de seis meses.
As empresas operadoras de transporte flexível no concelho de Gouveia são três, estando todas licenciadas para o transporte em táxi, nos termos da legislação em vigor.
Os circuitos funcionarão às terças e quintas-feiras, exceto aos feriados, e serão abrangidas todas as freguesias, estipulando-se como horário de chegada a Gouveia as 09h15 e horário de partida de Gouveia as 12h30.
Os serviços de transporte serão, assim, realizados por táxis e os locais de embarque situam-se nas paragens de autocarro de cada uma das localidades, estando devidamente sinalizadas com uma placa identificativa de transporte flexível.
O referido serviço implica a reserva prévia, que deverá ser efetuada através do n.º de telefone: 800 222 807, até às 15h00 do dia útil anterior à viagem, e o tarifário a praticar é idêntico ao do transporte público coletivo rodoviário de passageiros, sendo cobrado diretamente pelo motorista ao passageiro.
O Município de Gouveia assumirá todos os encargos financeiros associados à implementação dos serviços de transporte flexível abrangidos pelos protocolos, agora assinados, garantindo o financiamento dos mesmos.