Município de Gouveia celebra contratos-programa desportivos no valor de 122 mil euros

Home > Notícias > Município de Gouveia celebra contratos-programa desportivos no valor de 122 mil euros
12 de Maio, 2023

 

O Município de Gouveia recebeu hoje as coletividades desportivas do concelho para a entrega de apoios e celebração dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo referentes ao ano corrente.

Em sessão pública, decorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram entregues 122.000 mil euros a 12 coletividades que, durante a época desportiva 2022/2023, desenvolveram atividade, sendo a comparticipação financeira acrescida em cerca de 7,58% comparativamente ao ano transato.

A atribuição de subsídios ordinários é feita, anualmente pelo Município, mediante a apreciação dos planos de atividades apresentados pelas coletividades desportivas, enquadrados pelos critérios definidos no regulamento municipal, em articulação com os contratos programa de desenvolvimento desportivo, numa perspetiva de total transparência e conhecimento dos intervenientes do cumprimento das suas responsabilidades e obrigações.

Os critérios definidos pela Câmara Municipal, no ano 2023, determinaram contemplar, com subsídios ordinários, as modalidades coletivas, praticadas por grupos de atletas até 24 jogadores, no âmbito do futebol e até 16 jogadores, no caso das restantes tipologias. Assim definiu-se atribuir às modalidades coletivas seniores masculinos até 24 jogadores de âmbito nacional, até 240 pontos; às modalidades coletivas seniores femininos até 24 jogadores de âmbito nacional, até 160 pontos; às modalidades coletivas seniores até 24 jogadores de âmbito distrital, até 160 pontos; às modalidades coletivas seniores até 16 jogadores de âmbito distrital, até 120 pontos; às modalidades de formação coletiva até 24 jogadores, até 160 pontos e às modalidades de formação coletiva até 16 jogadores, até 130 pontos.

Os referidos pontos são multiplicados pela pontuação referente à duração dos campeonatos e assim convertidos em subsídio financeiro, através da regra matemática da proporcionalidade (regra três simples), de modo a exprimir o valor global do escalão competitivo.

Numa ótica de apoio à manutenção e funcionamento das coletividades, a pontuação relativa à duração dos campeonatos organiza-se de acordo com os seguintes índices: Campeonatos nacionais seniores masculinos, com a atribuição de até 150 pontos; Campeonatos nacionais seniores femininos, até 70 pontos; Campeonatos nacionais juniores e juvenis, até 60 pontos; Campeonatos nacionais iniciados e infantis, até 40 pontos; 1.ª Divisão Distrital A. F. Guarda, até 100 pontos; 2.ª Divisão Distrital A. F. Guarda, até 70 pontos; Campeonatos distritais juniores, juvenis, iniciados e infantis até 40 pontos e outros campeonatos coletivos, até 30 pontos.

Nas modalidades individuais, consideram-se as modalidades desportivas seniores e de formação praticada individualmente, como por exemplo atletismo, natação, ténis, etc., atribuindo-se uma pontuação máxima até 100 pontos.

Considerando-se como critério para cálculo o número de atletas do clube, limitado ao mínimo de 10 e até ao máximo de 30, devidamente inscritos na associação.

Estes apoios têm como principal finalidade, subsidiar o desenvolvimento estrutural e organizacional das associações, mas também, por via do subsidio extraordinário, o desenvolvimento de projetos pontuais ou projetos especiais de relevante interesse municipal.

Assim e reconhecendo a importância do desporto enquanto setor mobilizador de massas e das associações desportivas como organismos fundamentais para a educação e formação social, desportiva e promotoras de saúde e hábitos de vida saudáveis das diversas faixas etárias, bem como para o desenvolvimento e difusão do concelho, através da participação dos clubes nas diversas competições, a autarquia gouveense reforça o seu compromisso com estas coletividades continuando a apoiar e a valorizar o seu trabalho e o desenvolvimento de iniciativas estimuladoras de bem-estar, atividade física e envolvimento comunitário.