No ano em que se celebra meio século da Revolução dos Cravos, o Município de Gouveia assinala esta data, tão importante na democracia portuguesa, com uma série de iniciativas dirigidas a diferentes públicos e a decorrer em vários espaços do concelho.
As ações preparadas para o dia de amanhã, 25 de abril, têm início pelas 9h45, com a saudação à cidade pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” e o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho.
Seguir-se-á a Sessão Solene Comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que irá contar com as diversas e habituais intervenções das várias forças políticas.
As comemorações prosseguem com a inauguração da pintura de arte urbana “Um Mural para João Abel Manta”, conceção artística que foi levada a cabo pelo designer João Miguel Santos, inspirada na obra gráfica de João Abel Manta e que poderá ser apreciada na Praça do Tribunal, em Gouveia.
Destaque para a cerimónia de homenagem aos antigos combatentes, que irá decorrer no Jardim Lopes da Costa, à qual se segue a devolução à natureza de uma ave selvagem, no Monte Calvário, numa colaboração com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens e, ainda a decorrer em espaço exterior, a inauguração do “Jardim dos Cravos” na Praça Alípio de Melo.
A terminar a programação da manhã, irá decorrer, pelas 13h00, o almoço convívio na freguesia de S.Paio, no Largo do Alto da Sr.ª da Estrela, em colaboração com a Junta de Freguesia.
O programa culmina, pelas 16h00, com a inauguração da Exposição “Uma Coisa Nunca Vista – João Abel Manta, Artista Revolucionário”, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. Esta exposição reúne o portefólio gráfico e ilustrações de João Abel Manta, o mais relevante artista e produtor de imagens no contexto revolucionário, numa exposição temática que celebra os 50 anos do 25 de Abril, através da iconografia visual associada às campanhas informativas e ilustrações criadas pelo artista entre 1974-1975.
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril não se esgotam aqui e prolongam-se até ao final do ano, em vários locais do concelho, englobando um vasto e variado conjunto de iniciativas, com o cunho da Comissão para as comemorações dos 50 anos do 25 Abril, e outras promovidas por coletividades locais.