Município de Gouveia associa-se ao exercício “A Terra Treme”

Home > Notícias > Município de Gouveia associa-se ao exercício “A Terra Treme”
2 de Novembro, 2020

 

Nos próximos dias 04 e 05 de novembro, o Município de Gouveia irá associar-se a ações de sensibilização no âmbito do risco sísmico.

No dia 04 de novembro, pelas 09h25, no auditório da Escola Básica de Gouveia, o orador Bruno Silva, Técnico Superior do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município da Mêda, irá realizar uma palestra destinada à comunidade escolar que abordará o tema “Riscos Sísmicos”.

No dia 05 de novembro, pelas 11h05, na mesma escola, terá lugar o exercício de âmbito nacional “A Terra Treme”, que terá a colaboração dos alunos, que irão executar os procedimentos recomendados constituídos pelos 3 gestos que salvam: “Baixar-Proteger-Aguardar”.

O exercício “A Terra Treme” tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Seguir-se-á uma evacuação controlada para o ponto de encontro do estabelecimento de ensino, testando assim na prática os conhecimentos ministrados pelo corpo docente no que diz respeito ao plano de emergência e evacuação.

Esta iniciativa procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que devem ser adotados em caso de sismo, e que podem salvar vidas.

Saber como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, são os conhecimentos que se pretendem transmitir à comunidade.

Para além do corpo de bombeiros Voluntários de Gouveia, são também parceiros/promotores desta iniciativa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) via Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS), Agrupamento de Escolas de Gouveia, Câmara Municipal de Gouveia pelo Gabinete de Proteção Civil e também o Gabinete de Proteção Civil da Mêda.

De referir ainda, e para evitar o alarmismo da população, que no dia 05 de novembro a sirene dos Bombeiros irá soar intermitentemente assinalando o exercício.

Para mais informações e inscrições consulte o site: www.aterratreme.pt