O Município de Gouveia associa-se ao “Outubro Rosa” através da organização de uma caminhada, em parceria com os voluntários do Grupo de Voluntariado Comunitário de Gouveia, que irá decorrer no próximo dia 31 de outubro, pelas 10h00, com concentração junto à Câmara Municipal.
Este movimento vem sensibilizar a população, ao longo do mês de outubro, para o cancro da mama, o cancro mais diagnosticado a nível mundial.
Contando com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e representando a EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama), o Outubro Rosa vem sensibilizar e informar as comunidades, apoiando as mulheres na prevenção e tratamento desta doença oncológica.
Ao afetar um órgão simbólico da mulher e da maternidade, o cancro da mama causa grande transtorno na mulher e população, constituindo um problema com significante impacto social.
Em Portugal, só no ano 2020, o cancro da mama foi diagnosticado a 7000 mulheres, estimando- se que 1800 tenham morrido com a doença.
Ainda assim, a taxa de cura do cancro da mama chega a ultrapassar os 90% quando detetado precocemente, pelo que o rastreio com mamografia e diagnóstico antecipados são os fatores centrais para um prognóstico favorável.
O movimento Outubro Rosa vem, para além de homenagear as mulheres, integrar ações de angariação de fundos para os doentes oncológicos e suas famílias, pelo que os interessados devem consultar as informações e materiais na página da LPCC: www.ligacontracancro.pt
A LPCC desafia-o ainda a usar um artigo cor-de-rosa, ou até mesmo decorar um espaço com esta cor, explicando aos seus amigos e familiares a iniciativa. Assim, ajudar a promover a causa e combater o cancro da mama está não só ao alcance das instituições, como também das pessoas, através de gestos simples, mas simbólicos.
Destacam-se, durante este Outubro Rosa, três importantes efemérides. A 13 de outubro
assinala-se o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático; a 15, o Dia da Saúde da Mama e a 30 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.
Surgindo na década de 90, em Nova Iorque, o Outubro Rosa veio tornar-se um movimento global homenageador das mulheres com cancro da mama. Informando a população e sensibilizando as comunidades para este devastante problema oncológico, está ao alcance de todos apoiar as famílias nesta luta.