O Município de Gouveia assinalou hoje, dia 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone, com iniciativas simbólicas de sensibilização ambiental que reuniram crianças do Ensino Pré-escolar de Gouveia, de Vila Nova de Tazem, turmas do 1.º ciclo da Escola Básica de Moimenta da Serra e da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas de Gouveia.
As atividades decorreram ao longo da manhã e inicio da tarde, tendo sido a primeira ação protagonizada pelas crianças da Fundação “A Nossa Casa”, que contribuíram para a plantação de árvores na zona do parque da Bellino & Bellino, seguindo-se as crianças da ABPG (Associação de Beneficência Popular de Gouveia) com a plantação levada a cabo no jardim da instituição.
Pelas 10h30, em Vila nova de Tazem, os alunos da Casa do Povo realizaram também as suas plantações, enquanto os alunos das Escolas Básica e Secundária de Gouveia participaram na iniciativa, deixando a sua marca nos parques dos respetivos estabelecimentos de ensino.
Ao inicio da tarde, foram contemplados o Parque do Jardim de Infância de Gouveia que ficou mais rico e bonito com a ajuda das crianças e a Escola Básica de Moimenta da Serra.
As florestas autóctones caracterizam-se por deterem uma grande área de árvores nativas no próprio território, sendo de extrema importância, uma vez que servem como locais de refúgio e reprodução de elevado número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e às variações climáticas extremas, como as ondas de calor ou chuvas intensas contribuindo para a manutenção da fertilidade dos solos e para o equilíbrio biológico das paisagens.
As principais ameaças das florestas autóctones são os incêndios, as espécies invasoras (invasão biológica por espécies não autóctones) e os cortes prematuros e desordenados, sendo, por isso, fundamental a defesa e a promoção de ações de plantação para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida.
Desta forma, só com a colaboração de todos, nomeadamente dos alunos e restante comunidade escolar, podemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas e salvaguarda do nosso património natural.
O Município de Gouveia, celebrou, assim, o Dia Internacional da Floresta Autóctone, assumindo também o seu papel de educador para a conservação da natureza e dando o seu contributo no âmbito da sustentabilidade e resiliência do meio ambiente.