O “Mês do Coração” foi assinalado esta manhã, no Mercado Municipal de Gouveia, através de um conjunto de atividades, com o principal objetivo de consciencializar a comunidade para a problemática das doenças cardiovasculares.
Sob o mote “Gouveia +Saudável’23”, os participantes tiveram a oportunidade de, durante a manhã, efetuar uma avaliação de risco cardiovascular, participar numa dinâmica aula de grupo de ginástica sénior, promovida pelos serviços de Desporto do Município e, no final, degustar um saudável espetada de frutas, num pequeno lanche convívio.
Esta iniciativa do Município de Gouveia foi desenvolvida em estreita parceria com a Unidade Local de Saúde da Guarda e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Gouveia.
O “Maio – Mês do Coração” tem o objetivo de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares, a importância do exercício físico e a manutenção de estilos de vida saudáveis.
Esta iniciativa é dedicada todos os anos a pelo menos um fator de risco, este ano, o Mês do Coração é dedicado ao colesterol, tendo em atenção que cerca de dois terços da população adulta portuguesa têm o colesterol elevado.
O objetivo da campanha é dar a conhecer o estado atual das doenças cardiovasculares em Portugal e qual a importância que o controlo do colesterol, fator de risco e mesmo causal, tem na prevenção das doenças cardiovasculares.