“Gouveia – Um verão 5 estrelas” é a proposta do Município de Gouveia para animar o Verão de 2021. Conta com diversas atividades nas áreas da cultura, desporto, património, gastronomia e ambiente e vai decorrer entre 03 de julho a 15 de agosto.
Tendo em conta o aumento da procura turística que se verificou nos destinos de turismo de interior e natureza no verão de 2020 e que, previsivelmente, deverá também ocorrer neste verão, o Município de Gouveia preparou uma proposta que tem como principais objetivos a dinamização da economia local e a atenuação dos efeitos provocados pela pandemia nos agentes turísticos locais.
Esta proposta foi pensada para ter enquadramento nas atuais restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia da doença COVID-19, como a proibição da realização de desfiles, festas populares, manifestações folclóricas ou outras de qualquer natureza, em espaços ou vias abertos, quer sejam públicos, privados ou equiparados a públicos.
“Gouveia – Um verão 5 estrelas” é uma proposta do Município de Gouveia para que todos vivenciem o verão em Gouveia. Engloba atividades dirigidas a diferentes públicos, que terão lugar no período de 03 de julho a 15 de agosto.
Atividades culturais como espetáculos musicais, de teatro, dança, artes performativas, circenses, humorísticas, workshops artísticos; iniciativas educativas na área da cultura, como espetáculos de teatro infantil ou iniciativas de sensibilização para a leitura; eventos ecológicos e ambientais, como caminhadas, oficinas, ações de sensibilização e concursos de fotografias; atividades desportivas como ginástica, hidroginástica e aulas de atividade física (inclusive para o publico sénior); e ainda um passaporte para “Tapiscar em Gouveia”, entre muitas outras iniciativas…
Foi também a pensar no “Gouveia – Um verão 5 estrelas”, que o Município de Gouveia entendeu realizar uma intervenção de manutenção no “Anfiteatro da Cerca”. Isto porque, face às orientações da Direção Geral de Saúde, que privilegiam o decurso das atividades culturais em recintos ao ar livre, com lugares sentados e controlo de acessos, será este o local mais indicado para a realização deste tipo de atividades em condições de segurança.
O primeiro teste ao plano de contingência desenhado para o “Anfiteatro da Cerca” aconteceu com o espetáculo, “Expressões de uma Polifonia Popular Beirã – O Instrumento e a Partitura”, de João Barradas & Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfónica de Gouveia, no dia 10 de junho. Esta primeira iniciativa validou a funcionalidade do recinto para pequenos espetáculos, com capacidade máxima para 250 lugares sentados, assegurando o distanciamento físico e o cumprimento de todas orientações sanitárias.
No contexto do estado de calamidade em ainda que vivemos, o “Gouveia – Um Verão 5 Estrelas”, vem para reforçar a oferta de animação da cidade e do concelho, procurando mitigar o impacto económico que resulta da impossibilidade legal de realizar eventos de massas, como é o caso das Festas do Senhor do Calvário.
Isto porque, tentar realizar a “A Maior Romaria das Beiras”, adaptando-a às atuais restrições legais, com pequenas iniciativas presenciais, significaria desvirtuar por completo um evento que possui um carácter popular e identitário muito forte.
Ainda assim, não deixarão de ser assinalados alguns momentos simbólicos das Festas do Senhor do Calvário, que serão divulgados no contexto da programação da iniciativa “Gouveia – Um Verão 5 estrelas”, prevista para o mês de agosto.
A programação prevista para o “Gouveia – Um Verão 5 estrelas” estará sempre dependente da evolução da situação epidemiológica do concelho e das medidas de combate à pandemia da doença COVID-19 que se encontrarem em vigor, à altura da realização das atividades.