O concelho de Gouveia recebeu, hoje, mais de duas centenas de jovens de nacionalidade francesa, na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
Esta manhã, a freguesia de Vila Nova de Tazem acolheu um grupo de 93 jovens peregrinos, oriundos de França, no contexto da iniciativa “Dias na Diocese” (DND), que decorre até ao dia 31 de julho.
O momento da receção contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, Sandra Borges Cunha, da Vereadora da Câmara Municipal de Gouveia, Cláudia Martins e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Jorge Ferreira, que deu as boas vindas a todos os presentes e fez questão de sublinhar que o Município assegura o “apoio e as condições para que todos possam usufruir de Gouveia e do nosso território”. Proferiu também palavras de incentivo, no sentido em que os jovens sejam “a mudança que desejam ver no mundo, para além de uma frase icónica, é uma forma de viver o dia a dia, e julgo ser isso que vocês estão a fazer quando vêm do vosso país, com o propósito de dar voz à vossa fé e às vossas convicções.”
Maioritariamente alojados por famílias de acolhimento, estes jovens contam com uma equipa de 25 voluntários que têm sido fundamentais para proporcionar as condições logísticas, de alimentação e higiene pessoal necessárias ao bem-estar destes peregrinos.
O programa para estes dias é abrangente e contempla diversas atividades que estão a ser dinamizadas com os jovens peregrinos no arciprestado de Seia e Gouveia, com momentos de celebração e oração, atividades de contacto com as gentes locais, seus costumes e tradições, ações de voluntariado, trabalho comunitário, caminhadas e idas a praias fluviais da região.
Esta é uma iniciativa do Comité Organizador Diocesana (COD) da Guarda para a JMJ e abrange a Diocese da Guarda, que acolhe, durante este período, mais de 700 jovens de diversas nacionalidades.
Os jovens, que vêm de vários pontos do mundo, foram distribuídos pelos arciprestados de Guarda-Manteigas, Covilhã-Belmonte, Celorico da Beira-Trancoso, Fundão-Penamacor, Sabugal-Almeida e Seia-Gouveia que, juntamente com as suas paróquias, os municípios e outras instituições locais contribuíram, entre outros, com refeições diárias, transporte, oferta de kit’s de boas vindas e informação turística, bem como apoio para a elaboração de diferentes programas compostos por várias iniciativas.
O programa dos Dias na Diocese encerrará com a “Festa das Nações”, no dia 30, no alto da Torre da Serra da Estrela.
Também ao início da tarde desta sexta-feira, chegaram a Gouveia três autocarros com um grupo de 150 jovens franceses, que foram recrutados através da plataforma da Pastoral da Juventude da Província Dominicana Francesa.
O grupo, do qual também faz parte o gouveense frei José Luís Monteiro, irá ficar alojado na Escola Apostólica de Cristo-Rei (Seminário de Gouveia) até ao dia 31 de julho, dia em que parte para Lisboa, para participar na Jornada Mundial da Juventude, evento religioso que irá decorrer de 1 a 6 de agosto, onde estará presente o Papa Francisco.
Na sua passagem por Gouveia, estes jovens, acompanhados por freiras e frades dominicanos, terão a oportunidade de, para além de momentos de oração, formação, reflexão e de presidir à celebração da eucaristia, usufruírem de momentos lúdicos e recreativos, de partilha e lazer.