BLAYA, BEATBOMBERS, ANA MOURA E PEDRO ABRUNHOSA SÃO A GRANDE ATRAÇÃO DO PALCO DAS FESTAS DO SENHOR DO CALVARIO EM GOUVEIA
De 7 a 12 de agosto Gouveia está em festa com grandes nomes da música portuguesa e um vasto programa de atividades.
Em agosto a cidade celebra as tão aguardadas festas com um vasto programa onde a cultura, a música e a tradição marcam o reencontro de todos os gouveenses e de todos aqueles que escolhem o mês de agosto para visitar o concelho de Gouveia.
As Festas do Senhor do Calvário têm início no dia 7 de agosto, com o espetáculo de dança “Volta”, sob a direcção artística da coreografa Aldara Bizarro, no âmbito do projeto Alto Mondego Rede Cultural, que envolve os ranchos folclóricos do Município de Gouveia, Fornos de Algodres, Nelas e Mangualde.
Na quinta-feira, dia 8, será inaugurada a Exposição de Maria Armanda Quintela Augusto, pelas 19h45, nas Galerias Abel Manta. Segue-se a abertura de todos os espaços que envolvem as Festas do Senhor do Calvário, nomeadamente a Feira de Atividades Económicas, Abertura do Pátio dos Sabores e dos Produtos Locais, o Espaço Miniatura Automóvel, a Festa do Livro, a XI Mostra Associativa do Concelho de Gouveia e a X Mostra de Ovinos e Caprinos. A X Mostra de Ovinos e Caprinos irá apresentar-se, nesta edição, com um figurino diferente daquele que tem sido habitual: terá lugar de 8 a 12 de agosto, das 20h00 à 01h00, numa parcela de um terreno gentilmente cedido por particulares, para o efeito, localizado na Rua da Cerca, e irá contar, para além da mostra de ovinos e caprinos, com a mostra de cães Serra da Estrela, e ainda máquinas e produtos agrícolas.
Às 22h00, sobe ao palco das festas o espectáculo musical Sintonias Serranas, uma co-produção dos municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a associação Coruja do Mato, no âmbito do projeto dos “Festivais da Zona Antiga”.
Na sexta-feira, dia 9, pelas 17h00, as festas abrem com a entrega do Prémio Abel Manta de Pintura 2019, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. O Prémio Abel Manta, que já é uma marca cultural indubitável, visa sublinhar e reiterar a importância do valor artístico do pintor Abel, que Gouveia faz questão de conservar. Pelas 21h00, no Jardim Lopes da Costa, dedicado aos mais pequenos, decorre o teatro infantil “O Bosque Encantado” por Pandora Teatro de Bonecos. Neste dia, o palco das Festas do Senhor do Calvário abre com um espectáculo da cantora, compositora e bailarina luso-brasileira BLAYA. A noite irá prolongar-se na praça do Município, sob o desígnio de “Noites do Calvário”, nesse dia com início às 00h00, com os BEATBOMBERS, uma dupla composta por DJ Ride e Stereossauro, que se apresentam como “gira-disquistas e nerds dos beats capazes de rockar qualquer festa”.
No sábado, dia 10, às 17h00, decorre no Estádio do Farvão o jogo de apresentação CD Gouveia Juniores e Académico de Viseu. Pelas 18h00, decorre a iniciativa Visita Guiada ao Património, que consiste numa visita guiada e encenada ao centro histórico da cidade de Gouveia, com início no Posto de Turismo, no âmbito da Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela. Às 19h00, no Jardim Lopes da Costa, decorre a apresentação da obra “O Ano Impar” de João Rebocho. Pelas, 21h00, decorre o teatro infantil “Rapunzel” por Atrapalharte Produções Teatrais, no Jardim Lopes da Costa. Às 21h30, como já é habitual, organizado pelo Rancho Folclórico de Gouveia, terá lugar o tradicional Desfile Etnográfico dos grupos participantes no XLIV Festival Internacional de Folclore de Gouveia, seguindo-se o espetáculo de abertura do XLIV Festival Internacional de Folclore de Gouveia (também novidade desta edição do Festival Internacional de Folclore) e, finalmente, às 22h00, inicia-se do XLIV Festival Internacional de Folclore de Gouveia propriamente dito. Às 00h30, o habitual fogo de artificio e às 00h45 a noite continua com as “Noites do Calvário” com os Meninos da Vadiagem, um projecto musical de Stº André (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch), que compõem este explosivo coletivo de DJs, que prometem por toda a gente a saltar com os braços no ar, a gritar e a cantar durante toda a noite.
No domingo, dia 11, as festas abrem com a X Mostra de Ovinos e Caprinos, à excepção dos outros dias, abre as 08h00, com o Pequeno Almoço do Pastor, com o objectivo de recuperar uma antiga tradição com a sopa de grão. Pelas 14h00, decorre a Super Especial de Raly, na Av. Cidade da Covilhã. Às 15h30, o Teatro Cine de Gouveia recebe o concerto da Banda Visconde de Salreu, de Estarreja. Às 21h00, no Jardim Lopes da Costa, direccionado para os mais pequenos, decorre o teatro infantil Teatro de Robertos pelo Teatro de Marionetas Mandrágora. Às 23h00, o palco das Festas do Senhor do Calvário recebe a grande e incomparável fadista portuguesa, ANA MOURA, seguindo-se as Noites do Calvário com os REBEL KIDZ CREW.
Dia 12, segunda feira, Dia do Município, pelas 10h45 decorre o ato solene do içar das bandeiras, na Praça do Município, seguido de uma sessão solene Comemorativa do Dia do Município no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Às 20h30, decorre o teatro infantil “A Historia da Carochinha” pelo grupo Cativar, no Jardim Lopes da Costa. Às 22h30, o palco das festas recebe o grande espectáculo do cantor e compositor PEDRO ABRUNHOSA.
A Maior Romaria das Beiras, termina com um grandioso espectáculo de encerramento com Fogo de Artificio.
Consulte aqui o programa detalhado