A artista plástica Fátima Teles, natural do Penedono, é a vencedora do Prémio Abel Manta de Pintura 2019, com a obra “Timeless”, uma pintura em acrílico sobre tela de 2017, com as medidas de 130x110cm.
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, trabalhou como docente de Expressão plástica e de educação Visual. Tem desenvolvido o seu trabalho utilizando alguns princípios matemáticos e geométricos, estabelecendo uma simbiose entre a linha, a cor e a geometria.
Do seu currículo constam o 1º Prémio de Escultura, X Edição do Concurso de Artes Plásticas da Fundação INATEL 2014; 1º Prémio de Pintura, XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2017; uma Menção honrosa, XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2015; fez ainda parte da seleção portuguesa para a Biennale Jeune Création Européenne 2015/2017.
Nesta 8ª edição do Prémio, estiveram a concurso 105 pinturas de 71 artistas.
O Júri foi constituído pela Arquiteta Isabel Manta, neta de Abel Manta e Presidente de Júri, pela Artista Plástica Mónica Nogueira e pelo Fotógrafo Manuel Ferreira, em representação do Município de Gouveia.
Nesta edição do Prémio foram, ainda, selecionadas para exposição, os seguintes trabalhos:
– I Had a Dream, de Ana Ferreira;
– Keep on Changing 1 e Keep on Changing 2, de Sofia Leitão;
– As Musas, de José Manuel Pereira;
– Aurora, de Irene Felizardo;
– Marés, de Bela Branquinho;
– We can´t go home, de Rafael Oliveira
– Tiro – Um Homem que Consegue Mudar 7 ou Alterações Climáticas ou Uma Breve Reflexão Sobre o Pôr do Sol, de Alexandre Coxo.
Para os artistas não selecionados inicia-se, agora e até ao próximo dia 30 de junho, o prazo regulamentar para recolha das suas obras, data a partir da qual reverterão para o Município de Gouveia (artigo 17º do regulamento do Prémio Abel Manta de Pintura 2019).
Instituído pelo Município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25º aniversário da morte do Pintor Abel Manta, o Prémio Abel Manta de Pintura visa promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as Artes Plásticas como elemento chave da programação Cultural do Município.
– Pintor Abel Manta –
O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888 e faleceu em Lisboa no dia 09 de agosto de 1982.
O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, ocupa um edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos do artista e que preserva e mantém o núcleo da obra de Abel Manta, só por si merecedora de uma visita atenta e prolongada.
O espaço museológico é composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja.
Para além dos trabalhos de Abel Manta, podem-se encontrar outas obras de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego.