A empreitada da Drenagem Pública das Águas Residuais de S. Paio irá ter início na próxima segunda-feira, dia 3 de janeiro, procedendo-se à beneficiação das infraestruturas de saneamento da freguesia. O projeto vem resolver os problemas de escoamento que se verificam na freguesia de S. Paio, promovendo a descontaminação dos solos através do encaminhamento eficiente das águas residuais.
Instalada há 40 anos, a rede coletora de S. Paio será reconstruída parcialmente. Substituindo-se e complementando as construções já existentes, a empreitada virá reduzir a poluição urbana nas massas de água.
A intervenção servirá 270 alojamentos, favorecendo as condições de saneamento de 332 habitantes. Com um prazo de 12 meses, a obra vem cumprir os níveis de qualidade regulamentar para as exigências ambientais.
O empreiteiro António Saraiva e Filhos, Lda estará a cargo da execução do projeto, prevendo-se a melhoria da capacidade do saneamento de águas, através da prestação de serviços mais eficazes e acessíveis.
O projeto, das Águas Públicas da Serra da Estrela, tem como entidade gestora o Município de Gouveia e é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.