Decorreu na manhã desta sexta-feira, na Incubadora de Empresas “The Rock”, em Gouveia, a Apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2024 – DECIR, que contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil, Dr. Paulo Simões Ribeiro.
A cerimónia protocolar teve início com a intervenção do Presidente da CIMBSE e da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Tadeu, que cumprimentou e agradeceu a presença das entidades militares e organizações civis. Sublinhou ainda que “o novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais constitui um avanço em termos de participação e articulação entre diferentes entidades, com um modelo operativo multinível, que permite maior proximidade e adaptabilidade às questões concretas de cada território”. Finalizou com uma referência ao Programa de Revitalização da Serra da Estrela, “que pode ser um novo fôlego para este território. É fundamental continuar um trabalho muito próximo entre o Governo, a Administração Central e Regional e as Autarquias para se poder operacionalizar o mais depressa possível este programa. O tempo é um elemento importante na vida destes territórios. E todos, mas todos, são importantes para essa tarefa enorme que é proteger, conservar e desenvolver esta terra. A finalizar, desejo que esta época estival seja calma para todas as mulheres e homens, os nossos bombeiros e sapadores florestais, que vão estar na linha da frente do combate aos fogos florestais.”
Seguiu-se a intervenção do Chefe do Núcleo Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Engenheiro Hugo Rocha, que partilhou as suas reflexões sobre a prevenção na região das Beiras e Serra da Estrela.
Em representação dos Comandos Territoriais da Guarda Nacional Republicana da Guarda e de Castelo Branco, subiu ao palco o Capitão Óscar Capelo, para abordar o impacto e segurança nas nossas comunidades, sob o tema Fiscalização e Vigilância.
A apresentação da nova campanha “Portugal Chama”, ficou a cargo do Coordenador Regional da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Engenheiro Rui Xavier.
Seguidamente, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, efetuou a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais o Segundo Comandante Sub Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, Dr. João Rodrigues.
A penúltima intervenção ficou a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pelo Senhor Vice-Presidente Dr. José Morgado Ribeiro.
A finalizar as intervenções, o Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil, Dr. Paulo Simões Ribeiro referiu que era com muito prazer que estava em representação do governo, saudando todos os habitantes da comunidade intermunicipal. Destacou a “certeza que tudo será feito pelos homens e mulheres, conscientes da importância e complexidade do trabalho realizado por este dispositivo vital (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais). É, pois, tempo de unirmos todos esforços e deixar de lado os interesses mais individuais, mais institucionais. Cada elemento, cada um de nós neste dispositivo, todos, sem exceção, contribuem empenhadamente e da mesma forma por um único objetivo: proteger o próximo, os nossos concidadãos, os nossos bens, os bens de todos”.
A sessão encerrou com a visita, no exterior, à exposição estática de meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para o ano de 2024, da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.