Dia Municipal para a Igualdade assinalado com a comunidade escolar de Gouveia através da apresentação do Projeto Pedagógico “Mariana num Mundo Igual”

Home > Notícias > Dia Municipal para a Igualdade assinalado com a comunidade escolar de Gouveia através da apresentação do Projeto Pedagógico “Mariana num Mundo Igual”
20 de Outubro, 2021

O CLDS4G – Projeto InteGr4r, cuja entidade coordenadora é a Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, que tem como entidade executora das ações dirigidas às famílias e crianças o Grupo Aprender em Festa, associou-se ao Município e ao Agrupamento de Escolas de Gouveia para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade. Este dia será marcado por Mariana Monteiro, atriz de telenovelas e promotora de causas sociais que, junto das crianças do 1.º ciclo e do pré-escolar vai fazer uma leitura dinâmica do seu livro, “Mariana num Mundo Igual”.

Com o projeto pedagógico “Mariana num Mundo Igual” a atriz vem apelar para a restruturação das preconceções sociais de género e de oportunidade. A atriz vem sensibilizar as crianças para a igualdade, devendo ser ensinadas a romper comportamentos discriminatórios logo desde a infância, em rumo a uma sociedade mais igualitária e justa.

A atividade está a ser preparada com dos estabelecimentos de ensino, onde cada sala se vai juntar às atividades através da plataforma ZOOM, às 11h00 do dia 25 de outubro. Para além da sessão de leitura, será ainda realizada uma atividade com as crianças, que terão a oportunidade de ouvir a música do projeto, “O que importa é seres TU”.

O livro de Mariana Monteiro surge de um projeto de sua autoria, o Inquietude, e conta com o apoio de Narciso Moreira, diretor da Betweien, empresa que se tem dedicado à implementação e promoção de projetos pedagógicos.

Em 2015, Mariana Monteiro foi convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas. Desde então, a atriz tem reforçado o seu papel como promotora da igualdade, tendo escrito vários obras livros em torna desta questão.

“Há muitos anos que desejava trabalhar a igualdade de género e de oportunidade com as crianças.” (…) “A Mariana, nossa personagem principal neste projeto, quer um mundo igual, mas a Mariana é apenas o reflexo do desejo de todas as crianças”, expressa a autora.
Ouça a música do projeto, “O que importa é seres TU”, acedendo ao link 👇