Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – 25 de novembro

Home > Notícias > Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – 25 de novembro
22 de Novembro, 2022

Anualmente, a 25 de novembro, é assinalado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, uma data instituída pela Resolução n.º 52/134 da ONU.

Apesar das várias medidas e campanhas de sensibilização, as estatísticas dos primeiros três trimestres deste ano, relacionadas com a violência doméstica, revelam que o assinalar deste Dia continua a ter um propósito, infelizmente, muito atual e premente.

Segundo os referidos dados, a violência doméstica matou, até setembro, 20 mulheres. Estes números revelam que não existe uma tendência de decréscimo deste fenómeno, pois até ao referido mês foram assassinadas mais 4 mulheres que no total do ano de 2021.

O número de queixas por violência doméstica está no topo dos restantes crimes. Nos primeiros trimestres deste ano, foram participadas à GNR e PSP 2.3250 ocorrências deste crime público, das quais 8887 ocorreram entre julho e setembro de 2022.

Por mais expressivos que sejam os números, jamais poderão traduzir a dramática dimensão deste problema que destroi tantas vidas e famílias, deixando marcas profundas em todos/as aqueles/as que vivem nesse mundo de violência.

É essencial reconhecer que esta é uma realidade que não pode ser ignorada, tornando-se fundamental e urgente refletir sobre esta problemática, sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos/as os/as cidadãos/as para a denúncia, uma vez que se trata de um crime público. Esta é uma obrigação de todo/as.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e informar, o Município de Gouveia associa-se, mais uma vez, ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) na divulgação desta importante data, destacando o contributo desta resposta social distrital, na melhoria do bem-estar das vítimas de violência doméstica.

O NAV disponibiliza, às vítimas deste crime, apoio social, acompanhamento psicológico e atendimento jurídico, realizados por uma equipa multidisciplinar, que inclui uma técnica de Serviço Social, uma Psicóloga e uma Jurista. Garantir-lhes um atendimento personalizado e, posteriormente, acompanhamento adequado às suas necessidades é o principal objetivo deste Núcleo.

Todos os serviços prestados pelo NAV são totalmente gratuitos e confidenciais.