Decorreu na manhã de hoje, dia 05 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Gouveia um workshop para construção da arquitetura estratégica da iNature para a próxima década, 2022 – 2030. Uma iniciativa dinamizada pela equipa da Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza – DESTINATURE e direcionada aos parceiros que integram o consórcio (públicos e privados).
A sessão iniciou-se com a apresentação e enquadramento do Provere iNature, salientando as atividades que foram desenvolvidas ao abrigo desta estratégia de eficiência coletiva, através do programa de ação que beneficiou 12 áreas naturais classificadas da região centro, onde se inclui o Parque Natural da Serra da Estrela.
A Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas assentou, essencialmente, na valorização e consolidação da marca associada ao foco temático do Turismo de Natureza nas áreas classificadas da Região Centro, visando, nomeadamente, operar sobre a capacidade de inovação deste recurso na diferenciação da oferta regional, na criação de postos de trabalho e reforço do empreendedorismo na região.
A rede constituída por estas 12 unidades territoriais definiu, assim, uma estratégia integrada de ações que visavam capacitar o território regional para atividades de pedestrianismo, BTT, montanhismo e birdwatching, entre outras na dinamização do potencial intrínseco dos recursos endógenos deste território para a afirmação de uma oferta de excelência no domínio do Turismo de Natureza correspondente às tendências e motivações que definem o mercado de procura turística.
A segunda parte da sessão foi, por sua vez dedicada à apresentação da visão futura para o horizonte temporal 2022 – 2030, desenhando-se os pilares estratégicos bem como as aspirações e missão de valorização e desenvolvimento das áreas protegidas e / ou classificadas da rede iNature.
Conscientes de que a marca iNature se afirma como um signo distintivo e qualificador que representa uma vantagem competitiva do território, pela articulação entre agentes na dinamização da oferta temática, no reforço da capacidade de atração e na organização de ações transversais com reforçado potencial de sucesso.