Durante o mês de fevereiro, o Município de Gouveia acolhe uma residência de criação artística participativa do coletivo à escuta, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Com o projeto Folha Volante, o coletivo, que tem trabalhado no território da Serra da Estrela desde 2021, dá continuidade à pesquisa interdisciplinar em torno do passado, presente e futuro da floresta, realizada no âmbito do projeto CasaFloresta (2022-23).
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o coletivo irá apresentar os resultados dessa residência em Gouveia, convidando a uma reflexão conjunta sobre o futuro da floresta no concelho. A apresentação irá acontecer em dois formatos que refletem as dimensões multidisciplinares do projeto que tem integrado parceiros científicos, um grupo de jovens e representantes da sociedade civil do concelho de Gouveia, num processo de criação artística em torno das múltiplas relações entre comunidade(s) e floresta.
No dia 17 de fevereiro, pelas 18h, o Mercado Municipal de Gouveia irá acolher uma performance-instalação-assembleia de à escuta com um grupo de jovens da banda filarmónica da Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado e do Instituto de Gouveia – Escola Profissional. Esta apresentação do projeto incorpora elementos musicais e sonoros, vídeo, e momentos de reflexão participativa que irão abrir novos espaços para a construção da instalação artística. A Assembleia irá dar continuidade a conversas e pesquisas que abordaram questões como: Como é que nós, enquanto comunidades, nos relacionamos com a floresta? Como é que as nossas ações, históricas e atuais, molda(ra)m a floresta neste território? Como é que podemos criar novas ligações aos ecossistemas florestais?
No domingo, dia 18, uma caminhada interpretativa na envolvente da cidade de Gouveia, irá ligar as questões do projeto a paisagens e ecossistemas concretos, do passado ao presente, cruzando conhecimentos dos participantes, parceiros científicos e equipa do projeto. A caminhada terá início às 10h, no Parque de Campismo Curral do Negro – espaço florestal icónico da cidade de Gouveia – e contará com intervenções de Ricardo Brandão do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) da Associação Aldeia e do arqueólogo Joel Correia (Município de Gouveia).
À escuta: folha volante é um projeto que procura, através de um trabalho itinerante com comunidades locais, desenvolver uma cartografia de múltiplas camadas, baseada na ideia de “folha volante” (folhetim ou panfleto efémero) que passa de mão em mão e que poderá ter um caráter contagiante ou mobilizador: folha a folha criam-se ramos, árvores e, quem sabe, florestas. Folha Volante integra o programa Atos da Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, e o Município de Gouveia.