No âmbito do projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural”, uma proposta de programação cultural em rede no território composto pelos Municípios de Nelas, Fornos de Algodres, Gouveia e Mangualde, decorrerão no dia 15 de janeiro de 2022 sessões de esclarecimento sobre capacitação artística na área da música.
Em Gouveia, a sessão decorrerá, a partir das 14h00, no Teatro Cine e marca o início de uma nova coprodução nos municípios da rede.
No primeiro semestre deste ano entram em cena Bitocas e Artur Fernandes, que juntamente com as associações locais que aderirem ao projeto, irão apresentar 8 espetáculos pelo território do Alto Mondego’ Rede Cultural. Nestes espetáculos participarão diversificadas formações instrumentais e/ou corais, de acordo com as tradições e realidades locais. Desenvolver-se-ão, entre outras competências, a cooperação artística, a criatividade no coletivo, a criação artística multicamada. Dar-se-á ênfase a: criação a partir do espólio tradicional do território, conceção de eventos artísticos sem interações prévias, performance orientada para novos conceitos, direção artística, gestão de recursos humanos e dinâmicas de ensaio. Numa perspetiva ambiental, os aspetos relacionados com a planificação e maquetagem, cenografia ou figurinos e gestão de recursos técnicos terão o cuidado de reutilizar materiais disponíveis.
As sessões de esclarecimento permitirão às associações locais tomar conhecimento e planear toda a dinâmica prevista para 2022 na área da música.