À Escuta: Folha Volante é um projeto que integra o programa Atos da Odisseia Nacional promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II em parceria com o Município de Gouveia e a Fundação Calouste Gulbenkian.
É uma iniciativa de criação artística e reflexão interdisciplinar que procura, através de um trabalho itinerante e fragmentário de cartografia afetiva com comunidades locais, traçar e mapear árvores do passado, do presente e do futuro, assim como as relações com elas estabelecidas. Partindo de trabalho realizado em itinerância da equipa por várias localidades do concelho de Gouveia, o projeto irá desenvolver uma cartografia de múltiplas camadas, baseada na ideia de “folha volante” (folhetim ou panfleto efémero) que passa de mão em mão e que poderá ter um caráter contagiante ou mobilizador: folha a folha criam-se ramos, árvores e, quem sabe, florestas.
A apresentação deste trabalho terá um formato híbrido de performance-instalação-assembleia, em que a construção artística (performance-instalação) encaminha para momentos de reflexão conjunta (assembleia) e em que esta reflexão abre novos espaços para a criação artística.
Ficha Artística
Conceção: Corinna Lawrenz, Joana Sá, Luís J. Martins
Criação e dinamização: Corinna Lawrenz, Joana Sá, Luís J. Martins, Lucas Tavares
Textos: Corinna Lawrenz, Joana Sá
Instalação: Luís J. Martins
Vídeo: Lucas Tavares
Design: Ana Viana
Produção: executiva Menos Muito Mais / Helena Maia
Produção: À escuta
Coprodução: Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian
Assim, se ficou interessado em integrar um coletivo artístico por um mês? Se quer ser mais ativ@ relativamente às questões do meio ambiente e das alterações climáticas? Se quer ajudar-nos a descobrir as árvores de Gouveia e as histórias que lhes estão associadas? Gostaria de saber mais sobre como se desenrolam os processos artísticos e sobre como a interdisciplinaridade – o cruzamento entre várias áreas e saberes – pode fazer parte destes processos artísticos?
As sessões de trabalho com a comunidade irão decorrer de 29 de janeiro a 4 de fevereiro e de 10 a 19 de fevereiro, mediante a disponibilidade dos participantes.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, serão apresentados os resultados deste trabalho numa instalação-assembleia e uma caminhada, para a qual todos são convidados a participar.
O primeiro encontro acontece dia 13 de janeiro, às 15h00, na Sede da Sociedade Musical Gouveense (Av. General Humberto Delgado, Gouveia).
A participação é gratuita e sem limite de idade, devendo inscrever-se, facultando o seu nome completo, data de nascimento, email e n.º de telefone, acedendo ao formulário indicado:
Para qualquer questão ou esclarecimento informe-se através do email: cultura@cm-gouveia.pt