O Ciclo de Formações “LÍNGUA SOLTA” coloca em relação artistas, membros da comunidade e profissionais, potenciando processos de capacitação coletiva em áreas como marketing cultural, novas abordagens e dispositivos técnicos e artísticos.
Bio_Leonel Moura é um artista conceptual pioneiro na aplicação da Robótica e da Inteligência Artificial na arte. Desde o princípio do século criou vários robôs pintores, dos quais, RAP (Robotic Action Painter), se encontra no Museu de História Natural de Nova Iorque. Outras obras incluem instalações interativas, arte generativa, 3D, Realidade Aumentada, pinturas e esculturas de “enxame” e a peça de Teatro RUR de Karel Capek, com 3 robôs atores, estreada em São Paulo em 2010. O Robotarium, inaugurado em 2007, descrito como um zoo para robôs, foi o primeiro do género no mundo.
Recentemente, participou da exposição “Artistes & Robots” no Grand Palais em Paris e na mostra “Imaterial / Re-material: A Brief History of Computing Art” no Museu UCCA em Pequim. Atualmente prepara uma exposição no novo Museu “Art Futures” na Arábia Saudita. É autor de vários livros sobre Arte e Ciência. Foi nomeado Embaixador Europeu para a Criatividade e Inovação pela Comissão Europeia.