Para celebrar 10 anos de existência, a Romaria Cultural voltará nos dias 26, 27 e 28 de julho, para trazer as artes para as ruas, jardins, anfiteatros e miradouros do centro de Gouveia, com a natureza em pano de fundo.
Com uma programação multidisciplinar e de acesso gratuito, esta 10ª edição distribuirá dezenas de espetáculos e iniciativas participativas pelo centro da cidade de Gouveia, que combina um contexto urbano e uma ligação à natureza únicos, sendo o Anfiteatro da Cerca, espaço mítico na memória coletiva do festival, o palco principal.
Durante o fim de semana, serão reforçadas as atividades de cariz mais itinerante e de ligação à natureza, tais como uma caminhada biointerpretativa, organizada em colaboração com o CERVAS, a oficina “Os bichos da noite” e a devolução de aves da região à natureza. Continuará a haver um cuidado particular com a diversidade da programação, mas também com a identidade e a nostalgia, convidando-se artistas a reinventarem as suas criações e apresentarem novas propostas, sobretudo os que marcaram a história deste festival cultural.
Mas nem só a nostalgia marca esta edição histórica da Romaria Cultural. Além das parcerias que continuarão a consolidar-se este ano, com uma contribuição direta na programação e coprodução de atividades (tais como as das associações gouveenses CERVAS, GAF, Sociedade Musical Gouveense e Club Camões, ou da Grande Coisa! – Coimbra – e Um Coletivo – Portalegre), haverá espaço para novas colaborações: a Rádio Universidade de Coimbra concretizará uma parceria para a divulgação e cobertura do evento, e o projeto Videolab (Coimbra) trará pela primeira vez uma extensão do Festival Internacional de Vídeo Arte e Performance FONLAD, com escolhas dos vídeos premiados.
A presença mais reforçada no centro de Gouveia também será pautada pela renovação de algumas atividades que já começam a ser tradição, como sejam a Recriação da Romaria Tradicional ao Calvário, protagonizada por ranchos folclóricos concelhios, a visita às exposições com os artistas na tarde de sábado, ou mesmo a Feirinha GO Romaria, que estará ativa durante os três dias do evento. As inscrições para a reserva de um espaço nesta feirinha podem ser realizadas no formulário que já se encontra partilhado nas redes sociais da GO Romaria, ou através do contacto telefónico 914 138 703 ou do e-mail feiras@romariacultural.pt.
Ao longo dos últimos dez anos, a Romaria Cultural tem sido, mais do que um evento de artes ou mesmo uma experiência de um fim de semana, um corpo que ganha raízes e é cada vez mais consciente do território que ocupa. Sinal disso é a incorporação, na programação das últimas edições, de um crescente número de iniciativas e espetáculos que têm a natureza como pano de fundo e a consciência ambiental como batuta. Implicitamente aos objetos artísticos que são apresentados, os valores associados à sustentabilidade ambiental têm-se reforçado de forma natural e, por isso, transversais à programação. E ela quer ver novos ramos germinarem da “sua” árvore, situada no Mirante do Paixotão, que se debruça sobre o centro de Gouveia e desafia a múltiplas romarias para visitar exposições de artes visuais e multimédia, colaborar em oficinas e assistir a concertos e performances programados em locais informais, portanto circular e permanecer, com um ritmo propício ao usufruto e ao diálogo.
A programação convida a fazer pequenas romarias e a parar para desfrutar de iniciativas multidisciplinares e espetáculos de proximidade, exposições, conversas e oficinas que terão lugar em locais informais, de acesso totalmente gratuito, com enfoque nas centralidades Rua da Cardia / Travessa do Loureiro, Praça de S. Pedro, Pelourinho (cruzeiro), Rua 5 de Outubro e Mirante do Paixotão.
Saiba mais em: (20+) Facebook