Paralelamente à caminhada de acompanhamento da Transumância de Vila Nova de Tazem, o Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem prepararam um programa de animação para a Avenida Dr. Joaquim Borges, dedicado a todos que se lá queiram dirigir para receber os pastores, rebanhos e caminhantes da Transumância de Vila Nova de Tazem.
Desta forma, no dia 21 de agosto, a receção aos pastores inicia-se pelas 10h00, na Avenida Dr. Joaquim Borges, com a abertura da Feira de Artesanato, decorrendo, pelas 20h30, a atuação do Grupo de Cantares “Os Mondeguinhos” que promoverá a animação do evento.
Pelas 21h30, sobe ao palco a companhia de teatro de Montemuro para apresentar a peça “Mentira a Quanto Obrigas”. Uma história divertida sobre dois pastores que, por acaso, são irmãos e sobre as várias peripécias por que passam na vida. Sobre a verdade, sobre a mentira, sobre meias verdades e sobre as mentiras que queremos muito que sejam verdades…
A festa culmina, pelas 22h30, com a chegada dos verdadeiros protagonistas – os rebanhos e os seus pastores – que, certamente, serão recebidos efusivamente por todos aqueles que se irão reunir para assistir a esta magnífica celebração.
A chegada dos rebanhos da transumância é uma iniciativa organizada pelo Município de Gouveia em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, e enquadra-se no âmbito da candidatura ao Aviso N.º CENTRO-14-2020-12 – que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.