Pelo início do verão, os pastores percorrem os planaltos da Serra com os seus rebanhos em busca de melhor pasto para as suas ovelhas – tradição que coincide com a época as festas dos Santos Populares. Com o passar dos séculos, as festas, por decorrerem durante a mesma época, começaram a associar-se ao movimento sazonal dos rebanhos, celebrando-se no mesmo compasso de tempo as Festas dos Santos e a Transumância.
Com encontro junto à Capela de Santo António, o Santo António – Santo Popular de larga e abrangente área de devoção, será celebrado pelos populares, onde se realizará a tradicional Benção dos Rebanhos, fazendo-se o devoto pedido por boas pastagens, com vista à boa alimentação, saúde, e proteção dos rebanhos.
Inserida na Rede Cultural das “Terras da Transumância”, as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto serão concretizadas maioritariamente ao ar livre e procurarão valorizar o património dos territórios.
A programação artístico-cultural contempla iniciativas identitárias que construirão a narrativa das Terras da Transumância, proporcionando uma experiência de cultura e tradição que percorre passo a passo as vivências de pastores e rebanhos, bem como o ciclo produtivo do Queijo Serra da Estrela.