A XIIª Edição do TAPISCOS – Festival de Tapas e Petiscos de Gouveia decorre, já a partir de hoje, na Avenida Pedro Botto Machado, em Gouveia, prolongando-se pelos dias 12, 13 e 14 de julho.
O evento promete uma forte programação, com espetáculos musicais, animação de rua e muitas especialidades gastronómicas. Entidades de formação, produtores, restaurantes/bares, chefs e experts gastronómicos estarão presentes para tertúlias, degustações, workshops e showcooking, dando a conhecer a riqueza gastronómica da região e permitindo experimentar uma variedade de sabores.
A abertura do evento decorre pelas 18 horas do dia de hoje, 11 de julho, e a animação deste primeiro dia ficará a cargo dos BEG – Bombos Estrelas de Gouveia, que darão o mote de abertura. Mais ao final da tarde será a vez do Grupo de Concertinas de Gouveia alegrar a festa com a sua música.
O espaço Formação & Inovação será dinamizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional e centra-se na temática “Alimentação Saudável e Sustentável: Tendências e Desafios”, promovendo “Diálogos gastronómicos” que propõem uma reflexão sobre a importância de adotarmos práticas alimentares conscientes que beneficiem tanto a saúde humana quanto o meio ambiente. Este tema alerta para a necessidade de escolher alimentos que promovam o bem-estar físico e mental, enquanto respeitam os recursos naturais e promovem a sustentabilidade ambiental.
No mesmo círculo, estará presente o Chef Óscar Cabral, doutorando e investigador em Ciências Gastronómicas e Consultor, seguindo-se a apresentação dos projetos: “Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões – Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES)” e “Por uma Alimentação Inteligente – NHAM NHAM, desenvolvido pela ADRUSE, também no âmbito do PNAES.
O primeiro dia desta 12.ª edição do Festival culmina ao som do Coro Infantil “Vozes da Estrela” da Escola de Música de Gouveia.
Na sexta-feira, dia 12 de julho, a primeira proposta é a abertura da exposição “Projeto e Obra da Avenida Botto Machado, cuja visita será acompanhada e guiada por Joel Correia, Arqueólogo da Câmara Municipal de Gouveia.
Destaque, ainda, para a Tertúlia no âmbito da mesma exposição, pelos curadores Dr. Alípio de Melo, Casimiro Nogueira, Carlos Nabais, Luís Salvador e José Maria Vicente.
No sábado, dia 13, o Festival abre com o Ecomarket – Agroecologia para tod@s, dinamizado pelo Grupo Aprender em Festa (GAF).
Dando lugar depois aos Diálogos Gastronómicos no Espaço Formação & Inovação do Instituto de Gouveia – Escola Profissional.
No dia de encerramento do Tapiscos, as tabernas e a vida que ali se levava estará em destaque, sendo as propostas em torno desta temática.
O palco será preenchido, no final da noite, com a voz de Iolanda, que encerra assim a 12.ª edição deste Festival de Tapas e Petiscos. Uma iniciativa de promoção e valorização da gastronomia local, onde os produtos deste território de montanha estarão em destaque, bem como as tradições, a inovação e a formação profissional, num ambiente festivo.
Venha divertir-se e degustar os melhores petiscos da região!