No 1.º piso do Mercado Municipal de Gouveia, com acesso pelo estacionamento coberto ou pelas escadas interiores do edifício, encontrará a peixaria da Família Martins. Originalmente criada por Norberto Martins – atualmente aposentado – a peixaria tem um historial completamente geracional que resiste ao tempo.
A comercialização de peixe é um ofício há muito praticado neste seio familiar. Se hoje é gerida por Carlos, foi noutros tempos o ofício de seus pais e até mesmo dos avós do comerciante – o Sr. Norberto, precisamente – que há gerações enveredou por este ramo. O próprio Rui vende peixe há quase 40 anos – desde a sua adolescência – gerindo atualmente o negócio com os seus irmãos e cunhada.
O peixe aqui colocado para venda vem direto do oceano. “Habituei-me a isto: não tenho sono”, explica Rui Martins, “filho do meio”, que à 4.ª feira parte em direção à Lota da Nazaré, logo pela manhã, voltando a Gouveia já pela madrugada do dia seguinte, com o carapau e sardinhas que comercializa no Mercado de Frescos da 5.ª feira.
A qualidade do peixe aqui vendido é assegurada pelo comerciante natural de Cativelos, que ainda vende a retalho para as freguesias de Gouveia e concelhos vizinhos. Por esta altura veranil, a sardinha é o peixe que com maior peso e frequência é pesado na balança, seguindo diretamente para as grelhas dos que têm o prazer de consumir o peixe fresco do Mercado Municipal de Gouveia.
Quanto à natureza geracional do negócio, Rui admite que a cooperação incessante da sua família é algo inusitada: “Não se vê muito disto”, comenta, a respeito de uma peixaria permeada por um passado familiar e que se traduz no modus operandi da peixaria criada há quase 70 anos por Norberto, atualmente gerida por Carlos, os seus dois irmãos, Donzília e Rui: que conta com a ajuda de sua esposa Alda.
Acompanhe a página do Município e conheça os Rostos do Mercado Municipal de Gouveia!