No 1.º piso do Mercado Municipal de Gouveia, na Feira de Frescos de cada 5.ª feira, encontrará a banca de produtos alimentares de Ana Paula e Maria Adelaide.
A fundação da Oliveiralimentar remonta aos tempos em que as irmãs Ana e Maria começavam a visitar o Mercado Municipal de Gouveia: “eramos umas crianças”. A empresa, de Senhor das Almas, Oliveira do Hospital, foi fundava pelos seus pais – hoje, é gerida pela dupla que há largos anos visitam e vendem neste espaço gouveense: “fomos criadas nisto”, admitem as irmãs.
Os produtos comercializados são comprados diretamente aos produtores. Desde queijo de ovelha, requeijão, queijo fresco, à charcutaria, presunto e bacalhau. “Procuramos sempre as melhores fábricas. Se nós gostamos do produto, então o cliente também gostará”. Os produtos são ainda exportados para o estrangeiro, para revendedores localizados na França.
Conhecer os gostos dos clientes é-lhes intuitivo – clientes por sua vez, fiéis e assíduos a este negócio, com o exemplo dos emigrantes, que quando voltam a Portugal não deixam de aqui passar. “Já sei se vão querer o queijo rijo, mole, ou até mesmo como gostam do presunto. Nem precisamos que o cliente nos diga”, afirma Ana, demonstrando um ligeiro orgulho: “gostamos de lidar com o público, assim como o púbico gosta de nós”.
Por casualidade ou não, os filhos de Ana e Maria seguiram Gestão de Empresas e Administração e Contabilidade. Com uma área de estudos tão ligada aos negócios, não é de admirar que prestem uma ajudinha aqui e ali – e no futuro, a porta está completamente aberta para ambos poderem continuar a perpetuar o negócio familiar.
As comerciantes mostram alguma esperança em relação ao futuro: “Já vivemos fases difíceis, mas acabaram por passar. Não podemos baixar os braços: vamos acreditar no futuro”, despedem-se as irmãs, com uma mensagem otimista e verdadeiramente resiliente.
Acompanhe a página do Município e conheça os Rostos do Mercado Municipal de Gouveia!