No 2.º piso do Mercado Municipal, com entrada pela Avenida dos Bombeiros Voluntários, encontrará um posto com vários bolos tradicionais da freguesia de São Paio: um negócio de António Cardoso.
O pasteleiro recorda os tempos em que estivera emigrado na Suíça. Trabalhava na construção civil, mas a saudade da família acabou por eventualmente trazê-lo de regresso. A sua mãe já produzia bolos artesanais e António, na procura de um novo ofício, decidiu dedicar-se a aprendê-lo.
As aventuras de António na área da pastelaria levam-nos 30 anos ao passado. Começou por vender bolos ao domicílio, comercializando em algumas feiras artesanais. Já nas Festas do Sr. Do Calvário, é habitual encontra-lo a vender filhoses quentinhas, vendendo também nas Feira de Santa Comba Dão e até Mercado de Seia.
António está no Mercado Municipal de Gouveia há 15 anos. Se sua mãe criou as receitas dos bolos tradicionais da freguesia de S. Paio, então é António que se encarrega de perpetuar esta doce tradição. Os bolos são fabrico é próprio, fabrico que tem lugar, naturalmente, na freguesia de S. Paio.
Todos os bolos de fabrico próprio que António vende têm água ardente: “dá paladar”, explica o comerciante que vende ainda hortaliça e fruta caseiras – da sua própria quinta, contando com produtos como batata, cebola, cereja, laranja e maçã. Comprar mais local e tradicional é impossível.
Bolo esquecido, biscoito do amor e broinhas de mel. Filhoses e mantrafões tradicionais de S. Paio e até mesmo bolos de argola, com pouco açúcar, a pensar nas necessidades particulares dos diabéticos.
Doces: cavaquinhas, biscoitos de manteiga, torcidinhos. Salgados: croquetes, pastéis de bacalhau, chouriço, presunto e queijo. O leque de produtos de António é variado. Como o próprio afirma, “um negócio tem que ter um pouco de tudo – uma coisa chama a outra”. E é capaz de estar certo.
“Os bolos são a minha arte”, resume na perfeição António Cardoso. A escolha é vasta, e se estiver indeciso, poderá tentar a sua sorte e pedir ao pasteleiro um ou outro bolo, para experimentar, mas fique avisado que decidir num favorito pode demonstrar-se complicado.
Acompanhe a página do Município e conheça os Rostos do Mercado Municipal de Gouveia!