Decorreu, pela manhã do dia 22 de março, no âmbito do Dia Mundial da Água, a “Caminhada das Levadas”. O percurso, que foi acompanhado com a comunidade pré-escolar do concelho, contou com vários momentos educativos sobre o impacto desta ribeira para a história da cidade.
A atividade foi orientada por Joel Correia, Arqueólogo Municipal, que destacou, ao longo do percurso, pontos relevantes na história da Ribeira Ajax (Ribeira de Gouveia), como os moinhos utilizados, em outros tempos, para a produção de energia.
O arqueólogo exemplificou às crianças, ao longo da caminhada, os usos que a água pode ter, como o consumo, a produção de energia e a utilização na agricultura, sensibilizando para a importância e aplicação universal deste recurso que, para além de essencial, é determinante para a história de Gouveia.
A atividade foi acompanhada pela Polícia de Segurança Pública de Gouveia, tendo terminado na área envolvente à Nova Incubadora de Negócios. Já em Vila Nova de Tazem, igualmente no âmbito das celebrações deste Dia da Água, foi promovida a “Caminhada dos Fontanários”.