O crescente aumento da situação epidemiológica no país e no concelho tem sido visto por todos como uma preocupação gravíssima e uma batalha difícil de travar.
No entanto, o dia 26 de dezembro foi assinalado como o dia da esperança, visto que, a tão aguardada vacina contra o COVID-19, chegou a Portugal.
A vacina começou por ser administrada aos idosos residentes nas Estruturas Residenciais do Distrito da Guarda, no dia 12 de janeiro e a primeira Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do concelho de Gouveia a recebê-la foi o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Assunção de Vila Nova de Tazem.
No dia 13 de janeiro foi a vez das instituições agregadas à Associação de Beneficência Popular de Gouveia, no dia 19 de janeiro foi contemplado o Centro Social e Paroquial de Vinhó, a Fundação D. Laura dos Santos, o Lar de Nespereira e a Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias e no dia 20, a Associação de Beneficência Cultural e Recreativa de Melo e a Associação Lar de Folgosinho.
De acordo com fonte da ULS da Guarda, a campanha de vacinação tem decorrido a bom ritmo e, até ao momento, foram, já, vacinadas um total de 485 pessoas no concelho, assumindo-se que a mesma se estenderá a todos os utentes e colaboradores das instituições que ainda não foram abrangidas.
Não descurando os cuidados que todos temos a responsabilidade de ter, vemos nestes momentos a confiança necessária para não desanimar e o alento para continuar este combate.
Juntos vamos vencer!