Vão ter lugar as Primeiras Jornadas do Património Cultural do Concelho de Gouveia – “As Judiarias do Concelho de Gouveia”, nos próximos dias 31 de março, 1 e 2 de abril.
No âmbito do plano de atividades do Património Cultural, o Município de Gouveia convida à participação num conjunto de ações de conhecimento e divulgação dos conjuntos arquitetónicos históricos da cidade, como agentes de interação e transformação social, que ocorridas no passado, acabaram por influenciar a forma como a cidade se transformou naquilo que é hoje. Num misto de influências e opções aleatórias ou intencionais de homens e mulheres que fizeram de Gouveia a sua casa, a organização social das comunidades à época, apesar de toda ela humana, encontrava-se hierarquizada em profissões, etnias, nacionalidades, crenças e subordinações de ordem geográfica e orográfica, que estando condicionados às possibilidades construtivas de cada época, encontram ainda espelhados nas ruas, bairros e edifícios do centro histórico de Gouveia a(s) sua(s) história(s).
Nesta primeira edição dedicamos a atenção à influência e interação entre a comunidade sefardita e a comunidade cristã, na transição da Idade Média para o período moderno. Quem eram, onde viviam e de que forma os elementos urbanos associados a esta comunidade ainda se mantêm, não só como parte da nossa identidade cultural, mas como parte do nosso quotidiano.