Gouveia prepara-se para receber nómadas digitais.
O acesso às tecnologias de informação permitiu o aparecimento do trabalho remoto e do nomadismo digital, que tem possibilitado, a determinado tipo de profissionais e de empreendedores, o desenvolvimento das suas atividades a partir de qualquer parte do mundo.
Estes profissionais procuram, acima de tudo, territórios com boas condições de acesso à Internet, a oportunidade de desfrutarem do turismo local, de um estilo de vida mais tranquilo, em contacto com a natureza.
O nomadismo digital representa, por isso, uma oportunidade para atrair estes profissionais para territórios que reúnam este tipo de condições, quer seja para fazerem uma ocupação turística prolongada, como para aí se fixarem com o objetivo de residir e trabalhar.
Nesse sentido, representa, também, uma oportunidade para ajudar alguns territórios a combaterem o seu despovoamento, promover mais investimento, dinâmicas económicas, reforçar a mobilidade social e incrementar o turismo local.
A Digital Nomads Association é uma associação portuguesa criada com o objetivo de ajudar a estruturar e promover territórios do país enquanto destino de excelência para nómadas digitais. E o Portugal Nomad Tour serve para ajudar esses territórios e os seus agentes económicos locais a prepararem a sua oferta para este tipo de público.
Assim sendo, o Município de Gouveia irá acolher, no próximo dia 19 de outubro, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, a Portugal Nomad Tour – Gouveia, organizada pela Digital Nomads Association, que será uma iniciativa realizada com o propósito de ajudar a preparar o concelho de Gouveia, que reúne um conjunto de condições idílicas para atrair este tipo de mercado turístico e de residentes, para essa realidade.