Palestra intitulada “Mulheres Portuguesas: estereótipos e lei na longa duração”, no próximo sábado, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira

Home > Notícias > Palestra intitulada “Mulheres Portuguesas: estereótipos e lei na longa duração”, no próximo sábado, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira
25 de Novembro, 2024

O Município de Gouveia e a Comissão dos 50 anos do 25 de abril organizam a palestra: “Mulheres Portuguesas: estereótipos e lei na longa duração” com a professora Maria Antónia Lopes.

A iniciativa terá lugar dia 30 de novembro, pelas 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

Segundo a historiadora: “Os estereótipos partem da convicção de que todas as mulheres se integram numa essência atemporal, decorrente do primado biológico e/ou religioso-moral, que as configura completamente. Não há, portanto, mulheres sujeitos da História, mas o “eterno feminino” determinado por uma ordem cosmológica, imutável, inquestionável. Essência/identidade feminina que tantos de forma inconsciente ainda perfilham”.

Maria Antónia Lopes, doutorada em 2000 e agregada em 2008 em História Moderna pela Universidade de Coimbra, é professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

A sua área de investigação é a história social de Portugal nos séculos XVIII a XX, nomeadamente os seguintes temas: mulheres, crianças, pobres, políticas sociais, instituições de assistência e de saúde e vida privada.