Os alunos dos 5º e 6º anos participaram numa oficina de escrita criativa com o escritor e ator Gabriel Gomes

Home > Notícias > Os alunos dos 5º e 6º anos participaram numa oficina de escrita criativa com o escritor e ator Gabriel Gomes
18 de Novembro, 2024

Na última sexta feira, dia 15 de novembro, decorreu na Escola Básica do Agrupamento de Escolas de Gouveia uma oficina de escrita criativa com o escritor e ator Gabriel Gomes.

Brincar com as palavras, conhecer novos livros, desbloquear a imaginação e encorajar os alunos a criar/aumentar a sua relação com a leitura e a escrita foram alguns dos objetivos desta Oficina dinamizada para todos os alunos do 2º Ciclo do AEG.

 Num ambiente descontraído, os alunos foram convidados a realizar pequenos exercícios de escrita, a escutar leituras breves, músicas e a escolher palavras soltas.

Num período em que as práticas de escrita são cada vez menos realizadas ou apreciadas, é necessário estimular a aptidão dos alunos para as mesmas. Fala-se muito na dita e necessária “inspiração” para escrever. Ela pode ser bastante útil, porém nem sempre vem e nós não podemos esperar eternamente. Neste sentido, esta oficina desafiou os alunos a exprimirem-se, através de estímulos para o ato da escrita, e a adquirirem algumas ferramentas úteis. Durante a mesma, vários exercícios foram propostos com o intuito de fomentar a criação e/ou o desenvolvimento de um ou vários textos.

Gabriel Gomes, licenciado em Teatro – Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2017). Mestre em Escrita Criativa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2024). Estreou-se como ator, aos 13 anos, no Teatro Viriato (Viseu). Já foi dirigido por Graeme Pulleyn, Márcio Meirelles, Giacomo Scalisi, John Romão, José Maria Vieira Mendes e António Durães. Fundou a companhia de teatro Ardemente (2016). Trabalhou com a companhia Mochos no Telhado e com o Aquilo Teatro da Guarda. Escreveu textos dramáticos para o projeto K Cena (Teatro Viriato) e NOVe (Cem Palcos). Autor do argumento original “SUSPIRO”, do projeto short/age. Publicou em livro as obras “Éramos Nós, Uma Arma e Nós” (2016), “Antagónico” (2022), “Temporário Eclipse Permanente” (2023) e “Sem Tempero” (2024), que apresentou em Portugal, Luxemburgo, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América. Fez dobragens para a Netflix e a Sic K. Coordena regularmente oficinas de teatro e de escrita criativa pelo país e no estrangeiro e o Book Club da FNAC Viseu.