Na linha do que tem sido a preocupação do Município de Gouveia com o bem-estar da sua população e com as condições sanitárias e de saúde pública dos munícipes, a autarquia, em colaboração com a Associação Star Mountain Animal Center e com a Junta de Freguesia de Gouveia, está a implementar medidas concretas e especificas com vista à redução e controlo da população felina.
As ações preveem o estudo e a contabilização dos efetivos e a sensibilização e comunicação com os munícipes. Seguindo-se a criação de colónias de gatos de rua, em zonas devidamente identificadas, para depois se proceder à sua captura, esterilização, controlo do estado de saúde e posterior devolução ao local de origem.
Estes procedimentos têm como principal objetivo minorar os problemas associados à proliferação de gatos vadios e consequentemente reduzir o impacto que a mesma pode ter na saúde pública, como a propagação de doenças, pragas, maus cheiros, ruídos e outros incómodos causados à população que com eles convive.
Assim, assegura-se que os animais que compõem as colónias serão supervisionados e avaliados periodicamente pelo Gabinete de Saúde Pública e Veterinária do Município de Gouveia, de modo a que os animais portadores de doenças transmissíveis sejam afastados do grupo.
Por outro lado, pretende-se, também, sensibilizar a população residente nestas áreas da cidade, para que não alimentem os gatos de forma desregrada, procurando manter a salubridade e limpeza dos espaços.
A intervenção do Município admitirá, ainda assim, a participação de voluntários interessados e responsáveis na manutenção destas colónias.
Sempre que possível, os animais mais sociáveis e dóceis, serão retirados das colónias e poderão ser encaminhados para adoção responsável e consciente.
Todas as situações relevantes devem ser comunicadas ao Gabinete de Saúde Pública e Veterinária do Município.
Apela-se ao civismo e respeito pelo bem-estar dos animais da colónia, assim como à preservação das estruturas que serão instaladas no local.