“ O mar começa aqui”

Home > Notícias > “ O mar começa aqui”
8 de Julho, 2021

 

Atenção:

O que ao chão deitar, ao mar vai parar …

 

Sabia que tudo o que acaba no chão é levado, por ação da chuva e do vento, para uma sarjeta ou sumidouro?

Sabia que esse é o caminho mais rápido para poluir o mar?

Poucas são as pessoas que sabem que as sarjetas e sumidouros, existentes nas ruas das nossas cidades foram criadas para conduzir as águas da chuva de forma a não ocorrerem alagamentos nas áreas urbanas. Estas sarjetas e sumidouros fazem parte de complexas redes de drenagem das águas pluviais, que drenam para os cursos de águas: ribeiras, rios até chegar ao mar.

Os lixos de pequenas dimensões como as beatas dos cigarros, papeis, pequenas tampas, pastilhas elásticas, palhinhas de bebidas e os entulhos de obras contaminados com tintas e solventes são dos resíduos sólidos urbanos que mais contribuem para a contaminação dos ecossistemas terrestres e marítimos.

Há ainda a “crença popular” de que devemos deitar os lixos para as sarjetas para limparmos as ruas. Mas, como muitas vezes acontece, esta crença está errada. Com esta atitude estamos a poluir as linhas de água e em último grau estamos a poluir o mar.

Temos de adoptar atitudes ambientalmente corretas.

Vamos deitar os lixos nos lugares certos!

Observem as ruas das vossas cidades e descubram que existem papeleiras, destinadas aos pequenos lixos como tampas, papeis, palhinhas, pastilhas elásticas e outros lixos de pequenas dimensões. Devemos também usar os ecopontos que estão distribuídos pelos lugares públicos, fazendo a separação dos resíduos com destino à reciclagem.

Nas ruas das nossas cidades existem também os chamados “beateiros” que se destinam á recolha das beatas dos cigarros, para que não sejam deitadas para o chão.

Em sinal de alerta e no intuito de minimizar os efeitos desta fonte de poluição, está em desenvolvimento o Projeto “O mar começa aqui!”, promovido pela ABAE – Programa Eco Escolas.

O projeto “O Mar começa aqui” está já nas ruas a sensibilizar a população para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas.

Desafio

Passeie pelas ruas da cidade de Gouveia e descubra as pinturas das sarjetas e sumidouros das nossas eco escolas e de outros intervenientes parceiros. Vai encontrar estes desenhos “alertas” nos seguintes locais:

  • Avenida Pedro Botto Machado
  • Rua das Escolas (antigas escolas de S. Pedro)
  • Travessa do Passadiço

Memorize o nosso objetivo:

“Não deite lixo nas sarjetas e sumidouros”