Decorreu ontem, no Teatro Cine de Gouveia, o Espetáculo “Amar-te e Respeitar-te” com o músico Jimmy P., uma iniciativa direcionada aos alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Gouveia e ao IG – Instituto de Gouveia.
No evento esteve presente Jorge Ferreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, que enfatizou o facto de se assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, “celebrado através da apresentação deste projeto pedagógico, pretendendo o município alertar os jovens para os múltiplos comportamentos que levam à violência no namoro”.
Também Sandra Tavares, Coordenadora do CLDS4G no concelho de Gouveia, sublinhou a importância da temática da igualdade e de prevenção de situações de violência no namoro, dado que a relação de intimidade com outros jovens, se pretende saudável, igualitária, livre e não violenta.
Em palco, o músico e autor Jimmy P. apresentou o projeto pedagógico, de âmbito nacional, denominado “Amar-te e Respeitar-te”, referindo que o objetivo principal desta atividade é “capacitar e dotar os jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e /ou dos seus pares”.
Para Jimmy P. “a música, sobretudo o rap, que é o género que eu pratico, o género que vive da palavra, é super eficaz para fazer chegar uma mensagem e é um exercício de empatia”, referindo ainda que, “quando se vive uma situação abusiva, nunca é fácil partilhar isso com alguém, é um exercício de coragem gigante”.
Este projeto conta com várias vertentes: um livro com três histórias, uma peça de teatro e três temas inéditos do músico. O livro compreende três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro, contadas para apresentar três realidades distintas: a realidade percecionada pela vítima masculina, com a história “Os homens não choram!”, a realidade percecionada pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”, e a realidade de uma relação de namoro vivida (não só, mas também) no mundo virtual, com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”.
Foi ainda possível assistir à performance musical de Jimmy P., com a interpretação dos temas “Ficar Bem”, “Quando dá errado” e “Como Tu”, bem como à apresentação de uma peça de teatro, que constituiu uma adaptação das histórias do livro.
O espetáculo terminou com uma atividade pedagógica, em que os jovens alunos puderam identificar situações consideradas abusivas e expressar a sua opinião relativamente à temática.
No final, todos os participantes receberam o livro “Amar-te e Respeitar-te” autografado pelo Jimmy P. e oferecido pelo CLDS4G e pelo Município de Gouveia.
O projeto “Amar-te e Respeitar-te”, desenvolvido pela Betweien, em coautoria com o músico Jimmy P., foi promovido pelo CLDS4G de Gouveia – Projeto InteGr4r e pelo Município de Gouveia e insere-se no âmbito do plano de atividades do CLDS com coordenação da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem e execução do Grupo Aprender em Festa e do Plano Municipal para Igualdade do Município.