Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta acolhe coleção de pintura “novobanco Cultura”

Home > Notícias > Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta acolhe coleção de pintura “novobanco Cultura”
16 de Janeiro, 2024

O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, acolhe, a partir do dia 19 de janeiro de 2024, um conjunto de três obras da coleção do Novobanco, cedidas no âmbito do projeto novobanco Cultura.

A inauguração terá lugar no dia 19 de janeiro, pelas 11h30, e contará com a presença da Administradora do Novobanco, Dra. Luísa Soares da Silva e do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Manuel Tadeu Marques.

Durante a sessão será assinado o protocolo de depósito das obras, que ficarão em depósito no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, por um período de 5 anos, seguindo-se a inauguração e apresentação das peças de arte.

As obras, que poderão ser apreciadas no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, enquadram-se na pintura de temática naturalista, apresentando títulos que remetem para cenários bucólicos e campestres dos pintores portugueses Tomás José da Anunciação (1818-1879), Artur José de Sousa Loureiro (1853-1932) e José Júlio de Souza Pinto (1856-1939).

O depósito das obras de arte da coleção do Novobanco motivou o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta a implementar uma área expositiva temática destinada ao acolhimento das obras de arte, enquadrando a diversificação temática e a sua interligação com a coleção permanente do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

Esta iniciativa insere-se no projeto de incorporação da Coleção de Pintura do Novobanco em museus de norte a sul do país, Açores e Madeira, que assinala, este ano, o seu 6.º aniversário. O depósito das peças no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta foi intermediado pela Direção Regional de Cultura do Centro numa ótica de enriquecimento patrimonial dos acervos dos museus da região Centro.

novobanco Cultura

Desde 2018, e ao longo de seis anos, o projeto novobanco Cultura integrou em 40 museus municipais e nacionais 103 obras de autores relevantes da pintura portuguesa e estrangeira, criando uma relação de proximidade com esses museus, com particular atenção para a descentralização, e procurando sempre que as obras vão ao encontro das necessidades de cada museu, no que respeita ao enriquecimento dos seus acervos.

O Pintor Abel Manta

Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 leciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura.
Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de agosto de 1982.

Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta. Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta, só por si, merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego.