Os Municípios de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira assinaram, esta manhã, no Salão Nobre do Paços do Concelho de Gouveia, o contrato intermunicipal para a elaboração do projeto de uma “estrada verde”, que constitui a pavimentação de um caminho florestal de ligação no maciço central da Serra da Estrela.
A cerimónia contou com a presença de Suas Excelências, a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Prof. Doutora Ana Abrunhosa e a Senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Prof. Doutora Isabel Ferreira.
A cerimónia teve início com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, Dr. Gil Barreiros que, após as saudações a todas as individualidades presentes, salientou “a vontade dos três municípios, que apostam na cooperação, para conseguir um objetivo que é importantíssimo para o desenvolvimento turístico e económico desta região da Serra da Estrela. O que vai ser hoje aqui assinado permite que a própria segurança da Serra seja de alguma forma melhorada com uma acessibilidade mais simples e moderna.”
Após a leitura do acordo e respetivas assinaturas, seguiram-se as intervenções protocolares dos signatários, com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Dr. Carlos Ascensão, referindo “que é com grande satisfação e sentido de responsabilidade que que estamos aqui hoje, porque acreditamos no potencial comum que temos, a Serra da Estrela. São estas proximidades, estas parcerias e trabalho em conjunto entre vizinhos, que nos poderão tornar mais fortes e permitir irmos mais longe, com o objetivo do bem comum e de melhorar a vida das pessoas.”
O Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Sérgio Costa, afirmou que “hoje estamos aqui a fazer história ao assinar este contrato de parceria, história essa que já tem cerca de 50 anos, demasiado tempo para falar muito e fazer pouco (…), esta estrada não é um luxo, é para a população, para o povo.” O autarca fez ainda questão de sublinhar que sempre ouviu da Senhora Ministra que “para um bom projeto haverá sempre um bom financiamento”, “este é sem dúvida um excelente projeto e vamos todos fazer o caminho para conseguirmos o financiamento necessário.”
Esta estrada irá melhorar a segurança do Parque Natural da Serra da Estrela no que respeita aos incêndios e a sua prevenção, e futuramente ao nível da mobilidade, de pessoas ou mercadorias, do turismo e da economia, concluiu o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Tadeu, referiu que “este projeto é fundamental para a dinamização do Plano de Intervenção em Espaço Rústico dos Casais de Folgosinho, que permitirá criar condições de habitabilidade e circulação para fixar jovens no território, que lhes permita ter qualidade de vida.”
Acrescentou que a intervenção, que vai depender dos municípios envolvidos e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), é relevante para a coesão do território e para fazer com que a zona permita travar os incêndios.
Seguiu-se a intervenção da Senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Prof. Doutora Isabel Ferreira, que destacou que “uma das estratégias importantes para o desafio que nos mobiliza a todos, que é o desafio demográfico, é sem dúvida apostar na mobilidade entre territórios, esta aposta é essencial para evitar o isolamento das populações mas sobretudo para criar condições que fixem e atraiam mais pessoas.”
A finalizar a cerimónia, a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Prof. Doutora Ana Abrunhosa, tomou a palavra para referir que “estamos entre municípios vizinhos e amigos que se uniram para resolver um problema comum, entendimentos intermunicipais como este, provam que os territórios só têm a ganhar quando colaboram em soluções abrangentes e com um objetivo único, melhorar a qualidade de vida das gentes que servimos. Esta estrada só vai ser possível porque se uniram, porque estamos aqui hoje.”
“Estamos a começar o projeto pelas fundações, porque o projeto tem de dar a prova de que é exequível no tempo. E este é o tempo. Também estou de acordo com os nossos autarcas. Se não fizermos agora este projeto, não teremos mais condições para o fazer, até porque não podemos ignorar que este projeto surge no âmbito de outro trabalho que também estamos a fazer, que é o Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)”, afirmou a governante.
Este projeto permitirá que um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz a ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas, seja devidamente requalificado.
Através deste contrato de parceria, os três municípios unem esforços para a execução do projeto e da futura via, que terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros, para a qual está previsto um custo de vários milhões de euros e que será candidatada a financiamento europeu.