Município instala casas-ninho e hotel de insetos nos jardins de Gouveia – Abrigar animais em ecossistemas urbanos –

Home > Notícias > Município instala casas-ninho e hotel de insetos nos jardins de Gouveia – Abrigar animais em ecossistemas urbanos –
12 de Agosto, 2021

 

O Município de Gouveia instalou quatro estruturas de madeira destinadas a abrigar espécies animais nos jardins da cidade. No Jardim do Paixotão foram instaladas três estruturas, um Hotel de Insetos e duas Casas-Ninho: uma destinada ao chapim-real, ave responsável por chilrear e sonorizar as cidades e outra destinada ao abrigo de morcegos.

Estas construções, ao serem feitas de materiais orgânicos como pinhas e ramos, atraem e alojam insetos, atenuando os desequilíbrios que frequentemente existem nos ecossistemas.

Os morcegos, mamíferos noturnos são uma autêntica mais-valia para às cidades. Alimentando-se exclusivamente de insetos, controlam naturalmente as populações de traças e escaravelhos, evitando-se a utilização de pesticidas.

Os jardins urbanos, devido à limpeza excessiva ou à poluição citadina não apresentam as condições necessárias para abrigar certos insetos. O declínio destas espécies é prejudicial aos ecossistemas, pelo que a instalação das Casas-Ninho pelo Município vêm oferecer abrigo para estes animais poderem proliferar.

Esta iniciativa decorreu das atividades desenvolvidas pelo Município no âmbito da Semana do Ambiente, em particular do Dia Mundial da Conservação da Natureza que se assinalou no passado dia 28 de julho. Neste dia, as crianças dos ATL’s e Jardins de Infância do concelho foram convidadas a desenhar e investigar a vida animal envolvente do Anfiteatro da Cerca. Os mais pequenos puderam, ainda, observar a construção das estruturas agora montadas nos dois espaços naturais junto aos Paços do Concelho.

Esta ação foi organizada pelo Grupo Aprender em Festa, o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) e o Município de Gouveia.