O Município de Gouveia recebeu na madrugada da passada 2.ª feira, dia 04 de abril de 2022, 30 cidadãos ucranianos provenientes de Kiev e Kharkiv.
O Município de Gouveia foi contactado, no domingo dia 03 de abril, pela Associação Ukrainian Refugees UAPT, em articulação com o Município do Fundão, para receber os referidos cidadãos que se encontravam na base militar de Figo Maduro, em Lisboa, solicitação a que de imediato respondeu.
O grupo foi transportado de autocarro e é constituído por 14 mulheres, 3 homens e 13 crianças, com idades compreendidas entre os 9 meses e os 12 anos de idade.
Numa primeira fase foram hospedados na Escola Apostólica de Cristo Rei, enquanto decorria a preparação das habitações que, por todo o concelho, foram sendo disponibilizadas por vários particulares para o seu acolhimento.
Assim, depois desta fase de adaptação e resolução de algumas questões de saúde, nomeadamente das crianças, as várias famílias foram, então, acompanhadas às habitações destinadas ao seu acolhimento e localizadas em Arcozelo da Serra, Gouveia, Folgosinho, Nabais, Lagarinhos, Vinhó e Paços da Serra.
Aguardando-se a chegada de mais cidadãos provenientes da Ucrânia, continuamos a apelar à solidariedade e generosidade dos gouveenses para a disponibilização de alojamento e para a eventual concessão de empregos que contribuam para facilitar a integração destas pessoas.
Por outro lado, a Loja Social também se encontra disponível para receber bens alimentares, roupa de cama e vestuário, particularmente para as crianças.
O Município de Gouveia agradece a todos os gouveenses que, das mais diversas formas, têm colaborado e apoiado estas pessoas, empenhando-se para tornar a sua estadia em Gouveia o mais tranquila e feliz possível.
» Aceda ao Questionário para inscrição do seu alojamento no banco de alojamentos para acolhimento de refugiados.