Os quatro Percursos de Pequena Rota (PR) que atualmente constituem a Rede Municipal de Percursos Pedestres foram alvo de manutenção e intervenções de replaneamento pelo Município de Gouveia.
O Município procedeu a intervenções na Rota dos Galhardos, tendo substituído a sinalética e a marcação dos caminhos, ao que efetuou também uma reestruturação dos panfletos e painéis informativos habitualmente encontrados durante os percursos do género.
O Município de Gouveia decidiu replanear o percurso, que terá início no Outeiro, onde o estacionamento é mais acessível. A autarquia realizou também alterações no itinerário, que foi agora modificado para passar pelo Parque de Merendas do Poção, já próximo à sede de freguesia.
As intervenções do Município preveem o enriquecimento da Rota dos Galhardos. O percurso passa a abranger novos pontos de passagem e os caminhantes passam a ter maior facilidade em seguir o caminho indicado pela nova sinalética.
Situada em Folgosinho e enquadrada pela área do Parque Natural da Serra da Estrela e território do Geopark Estrela, a Rota dos Galhardos obtém o seu nome de uma das calçadas romanas mais extensas e melhor conservadas do país, classificada como Imóvel de Interesse Público.
Estendendo-se por 3 km, esta calçada integrava o grande trajeto que ligava as maiores cidades do ocidente peninsular Imperial: atualmente Braga e Mérida, podendo dizer-se que para além de interligar o espaço físico, esta calçada continua também a vincular-nos ao passado distante.
Pelo caminho é possível observar um afloramento granítico que, por força da erosão natural, se assemelha a uma cabeça, designando-se por isso como Cabeça do Faraó, onde foi agora, instalado um baloiço com vista panorâmica.
Assim, a Rota de Galhardos acaba por não só constituir uma experiência ambiental e paisagística, como também profundamente cultural e introspetiva relativamente à forma como o ser humano atribui significados a esta paisagem irrepetível, com a qual já interage há milénios.
Com 11 km de extensão, duração de 4 horas e uma altitude que chega aos 1340 m, a Rota dos Galhardos, agora ligeiramente alterada, traz a oportunidade de cultivar conhecimento, viver e conhecer o passado de Portugal enquanto caminha sobre uma calçada construída há milénios.
Poderá dirigir-se ao Posto de Turismo de Gouveia onde estão disponíveis panfletos com o mapa do roteiro, bem como os destaques aos quais deverá estar atento durante os percursos.
Existem atualmente, na Rede Municipal de Percursos Pedestres, 4 roteiros que foram agora ligeiramente alterados. De dificuldade média, os percursos que o Município veio agora melhorar podem ser realizados em qualquer altura do ano e, ao serem circulares, terminam no mesmo local onde começam.
Englobando diversas vertentes: paisagísticas, culturais, religiosas, da diversidade animal e da flora inseridas nos diversos percursos, são oferecidas, a quem os trilha, oportunidades ímpares de conhecimento, lazer e bem-estar ao ar livre.
Saiba mais em: Rota dos Galhardos | Município de Gouveia (cm-gouveia.pt)