A Câmara Municipal de Gouveia aprovou um orçamento de 22,2 milhões de euros para 2020, valor que é superior em 400 mil euros ao de este ano, o que permite dar continuidade às “grandes preocupações” do município.
O orçamento para 2020 “é a continuidade do anterior, em que se prevê um aumento de 2% face ao ano de 2019, fixando-se no valor de 22.239.420 euros”, tal como afiança Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal.
O orçamento para o próximo ano foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com os votos contra dos dois vereadores do PS.
No próximo ano, a autarquia de Gouveia “vai prosseguir com aquelas que têm sido as grandes preocupações do município”, ou seja, “continuar a desenvolver as grandes linhas de ação, nomeadamente prosseguir com os eixos em termos de educação, ação social, apoio à família, com a questão do apoio à natalidade, o apoio na saúde, entre outros”.
É também propósito do executivo “desenvolver apoios mais ligados à população idosa” do concelho.
Na área da educação, o município pretende continuar com o apoio nos transportes escolares e com a atribuição de bolsas aos estudantes do ensino superior, entre outras iniciativas.
A autarquia tenciona ainda “prosseguir com as preocupações na área ambiental e na área de promoção turística”, e dar continuidade a grandes investimentos relacionados com o desenvolvimento de grandes projetos de reabilitação urbana na cidade, como é o caso da reabilitação do Mercado Municipal (1.262.853 euros) e as duas fases da reabilitação do espaço da ex-Bellino & Belino (requalificação do espaço envolvente – valor previsto de 850.789 euros e reconversão da antiga fábrica – previstos 1.262.570 euros).
Em 2020, será também desenvolvido o projeto de requalificação do Parque Biológico, um investimento no valor de 700 mil euros, cuja candidatura já foi aprovada, e será dada continuidade a investimentos na reabilitação da rede viária.
Na área social, destaca-se uma “preocupação muito grande” ao nível do Programa 1.º Direito, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, destinado a reabilitar áreas não só na cidade de Gouveia, mas também nas freguesias.
Pretendem-se ainda realizar investimentos em equipamentos desportivos, como intervenções ao nível dos balneários do campo de futebol os Vilanovenses; requalificação do campo de ténis de Gouveia e dos balneários das piscinas descobertas e realizar investimentos de eficiência energética das piscinas cobertas.
O orçamento da autarquia de Gouveia para 2020 vai ser apresentado na reunião da Assembleia Municipal no mês de dezembro que agora se inicia.