No decorrer da transferência de competências para os Municípios no âmbito da ação social a autarquia assumiu, em abril de 2022, as matérias, anteriormente do domínio da Segurança Social, referentes ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).
No sentido de garantir a continuidade destes serviços, mantendo a eficácia e eficiência indispensáveis, o Município quis assegurar que o conhecimento e experiencia detido pelas equipas que já se encontravam a trabalhar no terreno, há vários anos, não fosse perdido. Pois são estas equipas que melhor conhecem a realidade dos beneficiários, tendo construído com eles uma relação de confiança imprescindível ao sucesso de qualquer intervenção.
Assim, a autarquia gouveense protocolou o Rendimento Social de Inserção e o SAAS com as instituições que, até ao momento, desenvolveram estas respostas à comunidade, respetivamente com a Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) e com a Fundação D. Laura dos Santos (FLS).
O Município agradece, mais uma vez e publicamente, à ABPG e à FLS, instituições com reconhecido mérito na intervenção social no concelho que, desde o primeiro momento, mostraram a sua disponibilidade total para estabelecer esta parceria.