O Município de Gouveia assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) que se celebra a 18 de abril, este ano subordinado ao tema “Passados Complexos: Futuros Diversos”, definido pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios).
O Município de Gouveia associa-se mais uma vez às comemorações desta data através da organização de visitas guiadas, de participação gratuita, enquadradas na temática “Sociedade e Trabalho – Paisagens de uma vila industrial serrana na primeira metade do século XX”. Através desta iniciativa é possível conhecer a arqueologia industrial na construção urbana da cidade de Gouveia, descobrir as novas incorporações do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, bem como apreciar as viaturas automóveis da primeira metade do Séc.XX expostas no Museu da Miniatura Automóvel. A atividade tem início às 9h00, no Posto de Turismo, em Gouveia, e todos os interessados devem fazer a inscrição até ao dia 15 de abril, no Posto de Turismo de Gouveia, através dos seguintes contatos: 962 033 099, 238 083 930 ou turismo@cm-gouveia.pt
Desta forma, o Município convida a comunidade a celebrar este dia e a conhecer o património industrial que tanto diz a várias gerações de gouveenses, que com a sua força e suor projetaram o gigante industrial que foi esta cidade, moldando os traços da identidade cultural que nos definem, hoje, como comunidade. Partiremos à descoberta in loco, das particularidades urbanas associadas ao património indústrial local, porém não descurando a sua integração paisagistica rural, que ao fim ao cabo, ainda hoje domina a paisagem do concelho de Gouveia.
Do mesmo modo, a proposta estende-se ao conhecimento das novas incorporações do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, artista plástico maior da nossa praça e que, como poucos, eternizou estas paisagens nas suas telas, mas também os rostos desta época. Tal é o caso da pintura a óleo sobre tela adquirida em janeiro passado pelo Município de Gouveia, Paisagem, de 1945, em que Abel Manta capta o ambiente rural, muito provavelmente, da aldeia de Vinhó. Ou o retrato do artista, fixado no negativo em vidro que o fotógrafo Carlos Nabais doou ao Museu em dezembro de 2019. Num outro nível, o multifacetado João Abel Manta preserva a veia artística familiar e finíssimo humor, expressos nos dois desenhos a tinta da china doados ao Museu em dezembro de 2020 pelo Dr. Francisco George, e que João Abel executou aos 20 anos, durante a sua prisão em Caxias, acusado de pertencer a uma organização clandestina, o MUD Juvenil.
Termina a nossa proposta com uma visita orientada ao Museu da Miniatura Automóvel, direccionada para os meios de transporte que caracterizavam a primeira metade do século XX, tanto em Gouveia como na Europa.
Segunda a Direção Geral do Património Cultural, ao “adoptar o tema Passados Complexos: Futuros Diversos, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios convida os participantes a explorar a ideia de reconciliação – mas também de contestação e discussão – e o desejo de construir um futuro mais justo, mais participado e mais variado, destacando o papel fundamental do património enquanto factor de identidade e agregação de grupos e de comunidades, nas relações entre culturas e na responsabilização colectiva para a protecção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2021 constitui, assim, uma oportunidade para sensibilizar comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser factor de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e colecções.”
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado pela UNESCO, e visa sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.