Decorreu ontem, dia 04 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o ato de assinatura do contrato celebrado entre o Município de Gouveia e a DST Telecomunicações.
O acordo prevê a instalação no concelho de fibra ótica para fornecimento de serviço de todos os operadores de telecomunicações.
A cobertura efetuada pela DST Telecomunicações abrange as áreas de Vila Cortes da Serra, Gouveia e Vila Nova de Tazem e a instalação de três POP – “Point of Presence.
Na sessão pública estiveram presentes, em representação da Câmara Municipal de Gouveia, o Presidente, Luís Manuel Tadeu Marques, acompanhado dos restantes membros do executivo municipal e em representação da DSTelecom, Filipe Martinho.
O projeto da DST Telecomunicações que inicialmente previa a cobertura de 1.700 casas, acabou por tornar-se mais ambicioso e, neste momento, aponta para a cobertura de 12.600 habitações ou empresas, até janeiro de 2024, sendo que, nas palavras de Filipe Martinho,” até final deste ano, 1.700 famílias já terão acesso à fibra ótica, numa primeira fase em Vila Cortês da Serra, Figueiró da Serra, Freixo da Serra e Folgosinho”.
Com um investimento privado que ronda, aproximadamente, 5 milhões de euros, o projeto estender-se-á depois às freguesias de Arcozelo da Serra, Ribamondego, Nabais, Nabaínhos, São Paio, Nespereira, Gouveia, Aldeias, Vinhó, Moimenta da Serra, Mangualde da Serra, Paços da Serra, Rio Torto, Lagarinhos, Novelães, Vila Nova de Tazem, Cativelos e Póvoa da Rainha.
O projeto reforça a rede de fibra ótica no Município de Gouveia e permite aos munícipes o acesso a todos os principais operadores de telecomunicações, resultado dos esforços que a Câmara Municipal, em parceria com a DSTelecom , têm vindo a desenvolver.
Assim, foram apresentados, principalmente aos Presidentes de Junta presentes, os projetos de cobertura previstos para o concelho de Gouveia pela DStelecom que se assume como um multioperador neutro, que através da sua infraestrutura, permitirá aos munícipes aceder diretamente aos serviços dos principais operadores de comunicações: internet, televisão e telefone fixo.
Os POP ou contentores de telecomunicações serão implantados em três zonas distintas do concelho, nomeadamente em Gouveia, em terreno cedido pela Câmara Municipal, localizado num espaço público sobrante ao arruamento do Loteamento Industrial das Amarantes, com uma área de cerca de 54 m2; em Vila Cortês da Serra e em Vila Nova de Tazem, em terrenos cedidos pelas respetivas Juntas de Freguesia.
Desta forma e reconhecendo a importância do alargamento da rede de fibra ótica no concelho, devido ao impacto positivo que este projeto pode ter a nível da competitividade da economia local, como seja a consolidação dos negócios existentes ou a atração de novos investimentos, nomeadamente vocacionados para as tecnologias, a autarquia reforça o seu compromisso com os todos os munícipes continuando a apostar no desenvolvimento do concelho.