Município de Gouveia assinala Semana Europeia da Mobilidade com abertura de pista velocipédica na Escola Básica de Gouveia

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23 de Setembro, 2021

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu sem Carros, que se assinala hoje, o Município de Gouveia procedeu à abertura oficial da pista de tráfego fixa na Escola Básica Integrada de Gouveia, um espaço construído para a realização de atividades de prevenção rodoviária e dinamização de atividades lúdicas através do uso da bicicleta.

A iniciativa decorreu esta manhã e contou com a presença de Luís Tadeu Marques, Presidente do Município de Gouveia e do Vice-Presidente, Jorge Ferreira, bem como, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Gouveia, Joaquim Loureiro, do Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta (ACBA), Pedro Martins, de docentes da Escola Básica, de técnicos envolvidos na obra e de agentes de trânsito da Polícia de Segurança Pública (PSP), que tiveram uma tarefa diferente, a controlar o fluxo de tráfego infantil.

As crianças da Escola Básica estrearam oficialmente, no pátio da escola, este novo equipamento que funciona como uma espécie de cidade em miniatura, com vias de circulação, rotundas, passadeiras, semáforos e sinais de trânsito, em que as crianças se podem divertir a andar de bicicleta ou outros veículos não motorizados ao mesmo tempo que aprendem as regras de trânsito.
Num protocolo de colaboração entre o Município de Gouveia e a Associação de Ciclismo da Beira Alta, esta pista fixa foi construída de forma a permitir às crianças a realização de atividades velocipédicas escolares, incrementando assim a atividade física.

O uso da bicicleta para fins desportivos, recreativos e de lazer tem aumentado em Portugal, sendo necessário difundir as regras e as melhores práticas de utilização da bicicleta, junto das crianças e jovens. Estas ações de sensibilização e de prevenção rodoviária junto do público escolar, têm vindo a ser dinamizadas por algumas entidades como a PSP ou o Museu da Miniatura Automóvel, que podem, a partir de agora, usufruir de um espaço devidamente habilitado que facilitará quer o ensinamento, quer a aprendizagem dos mais novos.