A Conferência Lusociência Gouveia 2024 teve início na tarde de hoje, no Teatro Cine de Gouveia e contou, na sessão de abertura, com a presença do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário.
Após a receção aos participantes e a abertura dos trabalhos, seguiu-se a entrega dos prémios aos jovens ilustradores no âmbito da ciência, que compuseram o cartaz do evento deste ano.
A tarde desta quinta-feira foi dedicada aos temas “Vacinas e Imunoterapias” e “Química e Alimentos”, com diversos palestrantes e cientistas portugueses em destaque, a partilhar conhecimentos e a promover a excelência da ciência portuguesa. Um encontro para falar de ciência pelas palavras de ilustres e reconhecidos cientistas Portugueses.
A tarde continuou na freguesia de Vila Nova de Tazem, com uma visita ao Penedo Oscilante, seguida de um jantar e de um concerto proporcionado pela Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem.
A cidade de Gouveia, recebe, assim, de 01 a 03 de agosto a Conferência Lusociência, evento que pretende celebrar os feitos da ciência em Portugal e distinguir o concelho e os gouveenses.
O painel de oradores da Conferência Lusociência Gouveia 2024 conta com a presença de 41 palestrantes renomados em diversas áreas de conhecimento, como a saúde, a matemática, a física, a química, a biologia, etc. e que, durante estes três dias, estarão em Gouveia a debater a ciência e a vasta gama de áreas de investigação exploradas por cientistas portugueses, tanto em território nacional como no estrangeiro.
Este é um evento promovido pelo investigador luso canadiano Mário Monteiro, professor de química na Universidade de Guelph, no Canadá, distinguido pela organização britânica vaccinenation.org, em colaboração com a World Vaccine Congresse e pela investigadora Paula Videira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa, natural de Vila Nova de Tazem, com o principal objetivo de celebrar os feitos da ciência em Portugal, que o mesmo destaca como uma das melhores do mundo, procurando, simultaneamente, distinguir Gouveia e os gouveenses.