Lançamento da Primeira Pedra da Obra de Construção do Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes

Home > Notícias > Lançamento da Primeira Pedra da Obra de Construção do Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes
31 de Março, 2021

Os Municípios de Gouveia e de Celorico da Beira assinalaram, hoje, o início da obra de construção do Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes, com o ato simbólico de lançamento da primeira pedra.

A Cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, de vários elementos do executivo dos dois municípios, do Comandante do Posto Territorial da GNR de Celorico da Beira, Márcio Cosme, da Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro (DGAV), Rosa Rodrigues, entre outros.

O Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal São Francisco de Assis, como vai ser denominado, está a ser construído num espaço desativado de uma antiga estação de tratamento de águas residuais de Celorico da Beira, com cerca de 2.000 metros quadrados de área de construção e uma capacidade de acolhimento para 100 cães.

A referida estrutura contempla: uma receção, uma sala de esterilização com recobro, um consultório, um anfiteatro para ações de sensibilização ao visitante, arrumos e instalações sanitárias de apoio, possuindo, ainda 25 boxes, destinadas ao canil e gatil, uma boxe para animais de outras espécies, um espaço exterior de convívio, uma sala administrativa, uma sala de tosquia e banho exterior e instalações sanitárias.

Este novo equipamento, comum aos dois concelhos, pretende dar uma resposta eficaz à problemática dos animais vadios e errantes, estando preparado para acolher animais (cães e gatos) que sejam recolhidos na via pública ou entregues por particulares, contribuindo também para minimizar o abandono, a proliferação de doenças e/ou problemas de segurança pública.

O investimento efetuado cifra-se na ordem dos 200 mil euros e prevê-se que a obra esteja concluída no espaço de 8 meses.