Intervenção Ambiental na Mata da Cerca

Home > Notícias > Intervenção Ambiental na Mata da Cerca
9 de Junho, 2021

 

O Município de Gouveia está a desenvolver um conjunto de intervenções na Mata da Cerca, através das quais se pretende aplicar as boas práticas de conservação da biodiversidade das florestas.

Uma das intervenções que foi efetuada está relacionada com o aproveitamento das árvores em declínio ou mortas, que ainda se mantinham em pé ou aquelas que já se encontram caídas sobre o solo, de forma a proporcionar no local habitat, abrigo e alimento a diferentes espécies de aves, mamíferos e insetos, entre outros seres vivos. A seleção das árvores foi efetuada por uma empresa com técnicos qualificados em escalada e podas seletivas de árvores florestais e ornamentais, tendo sido acompanhadas estas operações pelo Gabinete Técnico Florestal do Município.

Neste sentido, os sobrantes das árvores mortas e das podas sanitárias foram depositados em pilhas ao longo do espaço florestal, de forma a promover o processo de decomposição da madeira.

Apesar da sua importância, os níveis de madeira morta nas florestas são muito baixos, sendo que a decomposição e a biodiversidade a ela associada é fundamental para a manutenção do ciclo de nutrientes, estabilização dos solos, sequestro de carbono e ajuda na regeneração natural das florestas.

O Município de Gouveia, através do Gabinete Técnico Florestal e em colaboração com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, com a aplicação de medidas que servem de exemplo de boas práticas, pretende reverter esta situação, promovendo, de igual modo, a comunicação e educação ambiental junto da população, no sentido de explicar a importância de manter a madeira morta na floresta.