Inaugurada Rota “Veredas e Barrocas” PR8GVA

Home > Notícias > Inaugurada Rota “Veredas e Barrocas” PR8GVA
20 de Maio, 2024

Decorreu ontem, a inauguração da Pequena Rota “Veredas e Barrocas“, criada pelo Município de Gouveia em parceria com a Associação Veredas da Estrela, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município com a designação PR8GVA.

O trajeto circular de 12,3 km interliga as aldeias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, percorrendo caminhos tradicionais e veredas, atravessando várias ribeiras e riachos, assim como diversos elementos arquitetónicos tradicionais e arqueológicos, valorizando as paisagens da encosta que cerceiam esta União de Freguesias e que a Associação Veredas da Estrela tem, gradualmente, trabalhado no sentido de dotar, esta envolvente, de uma floresta tradicional que seja atrativa para a recuperação dos ecossistemas mas também sirva como faixas de proteção em caso de incêndio.

Mais de cem participantes estiveram envolvidos nas duas opções disponíveis pela organização do evento para conhecer esta rota. Uma foi a caminhada que percorreu todo o percurso, com saída de Figueiró da Serra às 8h30, num belíssimo desafio para quem gosta de montanhismo, percorrendo o trajeto de dificuldade média-alta, que contou com mais de 60 pessoas que conheceram, em detalhe, o trajeto completo deste novo produto cultural, ambiental e de lazer do concelho de Gouveia.

A outra proposta foi um percurso interpretativo, usufruído por mais de 40 pessoas, guiado por Ricardo Brandão (@CERVAS) e Joel Correia (Arqueólogo CM Gouveia), que teve saída às 10h00, após pequena sessão oficial de abertura da rota, com a presença do Sr. Presidente do Município de Gouveia, Dr. Luís Tadeu. Esta proposta deu a conhecer a biodiversidade e o património cultural numa parte da rota, num trajeto de dificuldade baixa-média, mas que permitiu aos visitantes identificar, através destas narrativas, o vasto e diversificado conteúdo disponível na paisagem envolvente.

A diversidade das paisagens e a dificuldade do trajeto foram as notas predominantes dos participantes, que experimentaram um percurso exigente mas recompensador do ponto de vista das sensações que o percurso pedestre permite, assim como as muitas memórias culturais e a diversidade biológica, que apesar dos devastadores incêndios de 2017 e 2022, está resilientemente a sobreviver e a proliferar graças ao trabalho conjunto de várias entidades que têm, agora, neste produto, uma nova alavanca para continuar a angariar membros e força para a causa da preservação ambiental e dos modos de vida serranos e interação com a paisagem tradicional.

No final dos percursos, a União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, serviu um caloroso almoço aos participantes e organização no recinto das festas de Figueiró da Serra, que serviu de mote para um convívio entre os vários parceiros, entidades e participantes que se juntaram a esta inauguração e aproveitaram um ótimo domingo para viver a montanha.